• O Agrupamento
    • O AEV
    • Conselho Geral
    • Conselho Pedagógico
    • Escola Sede do CFAEPPP
    • Contactos
    • Mapa do site
    • Plano de Ação do Diretor
    • Política de Privacidade
  • Projeto AEV
    • Projeto Educativo
    • Regulamento Interno
    • Regulamentos Específicos
    • Contrato de Autonomia
    • Plano de Melhoria
    • Carta Ética
    • Comissão de Avaliação Interna
    • Plano Anual de Atividades
    • NIP
    • EFP-EQAVET
  • Alunos
    • Calendário Escolar 2022/2023
    • Manuais
    • Associação de Estudantes
    • Critérios de Avaliação
    • Provas e Exames Nacionais
    • Associação de Pais
    • SOS Bullying
    • Política de utilização das TIC
  • Projetos
    • Erasmus+
      • Acreditação
      • Formulário de candidatura para alunos
      • Formulário de candidatura para docentes
      • Critérios de seleção
    • Etwinning
    • Clubes/Projetos/Blogues
  • Plataformas
    • Inovar Alunos
    • Inovar Profissional
    • Utilatas
    • Inovar Consulta
    • Unicard Sige
    • Webmail
    • Moodle
    • Mooce
    • Gare
  • Serviços
    • Ementas
    • Bibliotecas
    • Técnicos Especializados
  • Notícias
    • Notícias
    • Alunos
    • Concursos
    • Provas e Exames Nacionais
    • Clubes/Projetos/Blogues
  • PADDE – PTD
    • PADDE
    • PTD
Alguma questão?
255 880 570
geral@esvilela.pt
Site antigo HELPDESK
Agrupamento de Escolas de Vilela
  • O Agrupamento
    • O AEV
    • Conselho Geral
    • Conselho Pedagógico
    • Escola Sede do CFAEPPP
    • Contactos
    • Mapa do site
    • Plano de Ação do Diretor
    • Política de Privacidade
  • Projeto AEV
    • Projeto Educativo
    • Regulamento Interno
    • Regulamentos Específicos
    • Contrato de Autonomia
    • Plano de Melhoria
    • Carta Ética
    • Comissão de Avaliação Interna
    • Plano Anual de Atividades
    • NIP
    • EFP-EQAVET
  • Alunos
    • Calendário Escolar 2022/2023
    • Manuais
    • Associação de Estudantes
    • Critérios de Avaliação
    • Provas e Exames Nacionais
    • Associação de Pais
    • SOS Bullying
    • Política de utilização das TIC
  • Projetos
    • Erasmus+
      • Acreditação
      • Formulário de candidatura para alunos
      • Formulário de candidatura para docentes
      • Critérios de seleção
    • Etwinning
    • Clubes/Projetos/Blogues
  • Plataformas
    • Inovar Alunos
    • Inovar Profissional
    • Utilatas
    • Inovar Consulta
    • Unicard Sige
    • Webmail
    • Moodle
    • Mooce
    • Gare
  • Serviços
    • Ementas
    • Bibliotecas
    • Técnicos Especializados
  • Notícias
    • Notícias
    • Alunos
    • Concursos
    • Provas e Exames Nacionais
    • Clubes/Projetos/Blogues
  • PADDE – PTD
    • PADDE
    • PTD

Notícias

  • Home
  • Blog
  • Notícias
  • ERASMUS+Cross Borders with English

ERASMUS+Cross Borders with English

  • Categorias Notícias
  • Data 08 Jul

Entre os dias 15 e 21 de maio de 2022, sete alunos e duas professoras da Escola Secundária de Vilela participaram na mobilidade à Polónia, no âmbito do Programa Erasmus+, Cross Borders with English. Esta foi a última etapa deste projeto, que teve início na Turquia, passando depois por Portugal e Itália.

O objetivo desta mobilidade é permitir o confronto cultural entre os diferentes países participantes, estimulando os alunos para valores como a diferença, a tolerância e a solidariedade.
A língua inglesa foi facilitadora deste intercâmbio cultural, colocando os alunos na posição de falantes desta língua, aprendendo em comunidade, esbatendo barreiras comunicacionais, linguísticas e culturais. Apesar da universalidade da língua inglesa, deveras importante neste projeto, houve igualmente lugar para a comunicação nas línguas nacionais dos diferentes parceiros.

Esta ação teve repercussões muito positivas quer para professores, quer para os alunos, nomeadamente as seguintes: utilização da língua inglesa em contexto autêntico de comunicação; desenvolvimento de capacidades de adaptação a contextos sociais e culturais diversos ( em especial, no acolhimento por famílias “hosts“; a aquisição de conhecimentos e práticas de comunicação nas diversas línguas de origem dos participantes, o conhecimento de alguns aspetos culturais e identitários ( gastronomia, lendas). Enquanto cidadãos do mundo, os jovens foram preparados para viajar (aquisição de conhecimentos sobre viagens _ pré-partida, partida e viagem). Adquiriram ainda, em trabalho de equipa, conhecimentos de primeiros-socorros, discutindo o assunto e demonstrando-o.

As visitas a cidades como Bydgoszcz ( the old town, Opera Theatre), Torún ( Museu de Ginger Bread e cidade) e Gdansk ( Museu de Âmbar e cidade) permitiram o enriquecimento cultural de alunos e professores. A relação entre alunos e professores foi aprofundada, criando-se um ambiente de confiança mútua, de comunidade europeia, que interage como mais uma comunidade escolar, movida por objetivos comuns.

Para finalizar, pode afirmar-se que esta mobilidade Erasmus permitiu repensar metodologias de ensino, reconhecer a dimensão da aprendizagem que foi facultada aos alunos em tão pouco tempo, incluindo a da socialização e avaliar a importância do trabalho de projeto e das comunidades de partilha.

  • Compartilhe:
author avatar
Patrícia Ferreira

Post anterior

Meditações Dinâmicas
08 Jul

Próximo post

Um som, um ponto, um corpo e uma a vida a desabrochar...
08 Jul

Você também pode gostar

TEXTO-1-1024×576
Cozinha Pedagógica inaugurada na Escola Básica e Secundária de Vilela
30 Janeiro, 2023
4910
Formação de Esgrima
20 Janeiro, 2023
4746
Exposição de trabalhos sobre a França e a cultura francesa/postais de Natal
20 Janeiro, 2023

Procurar

Categorias

  • Avisos (4)
  • Clubes/Projetos/Blogues (7)
  • Concursos (2)
  • EFP-EQAVET (22)
  • Erasmus+ (33)
    • 2019 (12)
    • 2020 (12)
    • 2021 (9)
  • Implementação/Envio (1)
    • 2021 (1)
  • NIP (9)
  • Notícias (471)
  • Provas e Exames Nacionais (12)

Arquivo

  • Janeiro 2023 (26)
  • Dezembro 2022 (40)
  • Novembro 2022 (39)
  • Outubro 2022 (22)
  • Setembro 2022 (6)
  • Agosto 2022 (23)
  • Julho 2022 (67)
  • Junho 2022 (70)
  • Maio 2022 (51)
  • Abril 2022 (52)
  • Março 2022 (43)
  • Fevereiro 2022 (21)
  • Janeiro 2022 (35)
  • Dezembro 2021 (11)
  • Novembro 2021 (7)
  • Outubro 2021 (4)
  • Setembro 2021 (2)
  • Junho 2021 (2)

Últimas notícias

Cozinha Pedagógica inaugurada na Escola Básica e Secundária de Vilela
30Jan2023
Formação de Esgrima
20Jan2023
Exposição de trabalhos sobre a França e a cultura francesa/postais de Natal
20Jan2023
 
LOGO_AEV_2014_NEGATIVO

Av. José Ferreira da Cruz, 4580-651 Vilela
Paredes
Latitude: 41.236835
Longitude: -8.396074

255 880 570 *

* Chamada para Rede Fixa Nacional

geral@esvilela.pt
Facebook-f Instagram

Plataformas

  • Webmail
  • Inovar Consulta
  • Inovar Alunos
  • Inovar Profissional
  • UtilAtas
  • Unicard
  • Moodle
  • Mooce
  • Gare
POCH

Projeto/Candidatura: POCH-04-5267-FSE-000240
4.1 – Qualidade e eficiência do sistema de educação e formação para promoção do sucesso escolar
(EQAVET)

Projeto/Candidatura: POCH-04-52I4-FSE-000072
4.2 – Formação de docentes e outros agentes de educação e formação. (CFAE – 2022/2023)

Projeto/Candidatura: POCH-01-55H8-FSE-0000357
1.6-Cursos Profissionais (cursos profissionais 2021/2022)

Projeto/Candidatura: POCH-01-55H8-FSE-000697
1.6-Cursos Profissionais (cursos profissionais 2022/2023)

Ficha da Operação

Efetuar o download da app Inovar Professor:

Efetuar o download da app Unicard SIGE:

Efetuar o download da app DCS:

Efetuar configuração PAPERCUT Mobile Print:

Agrupamento de Vilela. Todos os direitos reservados © 2022

  • Ligações Úteis
  • Política de Privacidade
  • Contactos