Arte, Ciência e Futuro
No dia 8 de abril, realizou-se a atividade “Arte, Ciência e Futuro”, uma iniciativa que proporcionou aos alunos do 4.º ano uma experiência enriquecedora de descoberta e integração nas escolas que irão frequentar no próximo ano letivo. A ação envolveu as escolas do Agrupamento de Escolas de Vilela e de Rebordosa, promovendo o contacto precoce e positivo com a nova realidade escolar que os espera.
Os alunos da Escola Básica de Vilela deslocaram-se à Escola Básica e Secundária de Vilela, enquanto os estudantes da Escola Básica n.º 1 de Rebordosa e da Escola Básica da Serrilha visitaram a Escola Básica e Secundária de Rebordosa. Durante esta visita, os mais novos foram guiados pelos alunos dos cursos profissionais de Turismo, que desempenharam um papel fundamental no acolhimento e na orientação dos visitantes ao longo de todo o percurso.
A atividade foi dinamizada pelos quatro departamentos — Matemática e Ciências Experimentais, Línguas, Ciências Sociais e Humanas e Expressões — que prepararam diversas estações com atividades científicas, artísticas e lúdicas, especialmente pensadas para estimular a curiosidade, a criatividade e o espírito de equipa dos mais pequenos. Os alunos puderam experimentar jogos de matemática, oficinas de ciências, atividades de expressão plástica e dramática, entre outras propostas interativas e pedagógicas.
Mais do que uma simples visita, “Arte, Ciência e Futuro” representa um marco importante na transição entre ciclos, permitindo aos alunos conhecer os espaços, professores e rotinas da nova escola, reduzindo a ansiedade e criando uma ligação afetiva desde cedo. Esta primeira aproximação é essencial para garantir uma integração mais tranquila, confiante e motivadora.
O Agrupamento destaca o sucesso da iniciativa e agradece o empenho de todos os envolvidos — professores, assistentes operacionais, alunos dos cursos profissionais e, claro, os pequenos exploradores que deram vida a este dia especial.