• O Agrupamento
    • O AEV
    • Conselho Geral
    • Conselho Pedagógico
    • Escola Sede do CFAEPPP
    • Contactos
    • Mapa do site
    • Plano de Ação do Diretor
    • Política de Privacidade
  • Projeto AEV
    • Projeto Educativo
    • Regulamento Interno
    • Regulamentos Específicos
    • Contrato de Autonomia
    • Plano de Melhoria
    • Carta Ética
    • Comissão de Avaliação Interna
    • Plano Anual de Atividades
    • NIP
    • EFP-EQAVET
  • Alunos
    • Calendário Escolar 2022/2023
    • Manuais
    • Associação de Estudantes
    • Critérios de Avaliação
    • Provas e Exames Nacionais
    • Associação de Pais
    • SOS Bullying
    • Política de utilização das TIC
  • Projetos
    • Erasmus+
      • Acreditação
      • Formulário de candidatura para alunos
      • Formulário de candidatura para docentes
      • Critérios de seleção
    • Etwinning
    • Clubes/Projetos/Blogues
  • Plataformas
    • Inovar Alunos
    • Inovar Profissional
    • Utilatas
    • Inovar Consulta
    • Unicard Sige
    • Webmail
    • Moodle
    • Mooce
    • Gare
  • Serviços
    • Ementas
    • Bibliotecas
    • Técnicos Especializados
  • Notícias
    • Notícias
    • Alunos
    • Concursos
    • Provas e Exames Nacionais
    • Clubes/Projetos/Blogues
  • PADDE – PTD
    • PADDE
    • PTD
Alguma questão?
255 880 570
geral@esvilela.pt
Site antigo HELPDESK
Agrupamento de Escolas de Vilela
  • O Agrupamento
    • O AEV
    • Conselho Geral
    • Conselho Pedagógico
    • Escola Sede do CFAEPPP
    • Contactos
    • Mapa do site
    • Plano de Ação do Diretor
    • Política de Privacidade
  • Projeto AEV
    • Projeto Educativo
    • Regulamento Interno
    • Regulamentos Específicos
    • Contrato de Autonomia
    • Plano de Melhoria
    • Carta Ética
    • Comissão de Avaliação Interna
    • Plano Anual de Atividades
    • NIP
    • EFP-EQAVET
  • Alunos
    • Calendário Escolar 2022/2023
    • Manuais
    • Associação de Estudantes
    • Critérios de Avaliação
    • Provas e Exames Nacionais
    • Associação de Pais
    • SOS Bullying
    • Política de utilização das TIC
  • Projetos
    • Erasmus+
      • Acreditação
      • Formulário de candidatura para alunos
      • Formulário de candidatura para docentes
      • Critérios de seleção
    • Etwinning
    • Clubes/Projetos/Blogues
  • Plataformas
    • Inovar Alunos
    • Inovar Profissional
    • Utilatas
    • Inovar Consulta
    • Unicard Sige
    • Webmail
    • Moodle
    • Mooce
    • Gare
  • Serviços
    • Ementas
    • Bibliotecas
    • Técnicos Especializados
  • Notícias
    • Notícias
    • Alunos
    • Concursos
    • Provas e Exames Nacionais
    • Clubes/Projetos/Blogues
  • PADDE – PTD
    • PADDE
    • PTD

Notícias

  • Home
  • Blog
  • Notícias
  • Recolha de Resíduos

Recolha de Resíduos

  • Categorias Notícias
  • Data 04 Ago

Os alunos, toda a comunidade educativa envolvida e EE, ficaram a conhecer a importância, para o ambiente, a economia, arte e cidadania, de se recolher os resíduos: tampinhas, embalagens plásticas, rolhas de cortiça, óleo usado, pilhas e equipamentos elétricos e eletrónicos. Efetivamente foram cerca de 1300 kg de tampinhas e 380 kg de embalagens plásticas (PET), que iriam poluir o ambiente e que deste modo forma aproveitadas, ora fomentando a solidariedade, para aqueles que delas necessitavam, ora produzindo obras de arte nas escolas realizando trabalhos nas várias disciplinas (Cidadania, Geografia, Francês,História, EV/ET, EMRC) e projetos/clubes (Projeto Educ´art, Clube da Floresta, Clube da Europa e Clube Matemática e arte).

No início do ano, foi dada a conhecer às turmas a atividade e quais os seus objetivos. Informou-se que as tampinhas seriam recolhidas, em casa para sacos/garrafões que depois se depositariam, na escola em bigbags fornecidos, ou em locais para isso construídos como o cubo da EB/S de Rebordosa, gentilmente oferecido pela Associação de Pais e decorado pelo professor de EVT, André Silva. A entrega variou de escola para escola, umas à Ambisousa, outras a instituições, outras a particulares que comprovassem a sua necessidade.

Quanto à cortiça, , foram cerca de 54 caixas de rolhas de cortiça. As rolhas recolhidas e armazenadas nas escolas iriam ser descartadas no lixo e deste modo foram reaproveitados para reciclagem pela Quercus. Além destas, que foram entregues, usaram-se outras para produzir obras de arte na escola (presépios, rosas dos ventos, trabalhos para o dia de França, Cidadania, Projeto Educ´art e Clube da Floresta). Nas aulas foi dada a conhecer a atividade e quais os seus objetivos. Informou-se que o sobreiro é uma espécie florestal protegida por legislação em Portugal, pelo menos desde a idade média devido ao seu interesse social, para manutenção da atividade cinegética. No século passado existiu uma evolução na legislação de proteção, devido sobretudo à salvaguarda das áreas suberícolas e ao seu interesse económico, todavia, recentemente o seu valor ambiental começou a ser reconhecido internacionalmente. Os montados portugueses apresentam algumas ameaças mas também novos desafios a considerar para o futuro. Dada a incrível potencialidade do sobreiro e dos ecossistemas a ele associados, têm sido alvo de uma série de atividades de proteção e intervenção sustentável.

Relativamente ao óleo usado, foram entregues mais de 240 litros que iriam poluir as águas dos rios, ribeiros e lençóis freáticos, bem como os solos, tendo sido deste modo aproveitados para reciclar. No início do ano nas aulas de Cidadania, foi dada a conhecer a atividade e quais os seus objetivos, tendo-se nformado que o óleo seria recolhido em garrafões e colocado na escola em barricas fornecidas pela entidade coletora, uma vez cheia a barrica, o parceiro social era avisado e vinha substituí-la, deixando uma nova. Outras escolas optaram por entregar o óleo recolhido no Pingo Doce.

Quanto às pilhas fez-se a sensibilização e motivação para a recolha e entrega no PBX, onde se colocavam no pilhão do projeto Escola Eletrão. Nas escolas do AEV, foram recolhidos cerca de 280 kg de pilhas, algumas entregues nos hipermercados Continente e/ou LIDL. Também a recolha foi benéfica para o ambiente uma vez que se trata de outro resíduo altamente poluente quer do solo, quer da água. Recolheram-se ainda cerca de 340 kg de equipamentos elétricos e eletrónicos que se entregaram ao projeto Escola Eletrão.

Outros resíduos recolhidos junto das empresas locais foram 200 caixas de plástico (usadas para vários fins, nomeadamente para colocação dos materiais nas salas para os exames e provas de aferição bem como a elaboração das caixas das sobras e lanche), lixas (para limpeza das mesas das salas de aulas) , restos de madeira e esponja para realização de trabalhos.

  • Compartilhe:
author avatar
Patrícia Ferreira

Post anterior

Erasmus + Clima be the Change - ABC -+ Mobilidade à Bulgária
04 Ago

Próximo post

Erasmus + Inclusion Gets Viral - Mobilidade à Roménia
04 Ago

Você também pode gostar

4910
Formação de Esgrima
20 Janeiro, 2023
4746
Exposição de trabalhos sobre a França e a cultura francesa/postais de Natal
20 Janeiro, 2023
4901
Cantar os reis
19 Janeiro, 2023

Procurar

Categorias

  • Avisos (4)
  • Clubes/Projetos/Blogues (7)
  • Concursos (2)
  • EFP-EQAVET (22)
  • Erasmus+ (33)
    • 2019 (12)
    • 2020 (12)
    • 2021 (9)
  • Implementação/Envio (1)
    • 2021 (1)
  • NIP (9)
  • Notícias (470)
  • Provas e Exames Nacionais (12)

Arquivo

  • Janeiro 2023 (25)
  • Dezembro 2022 (40)
  • Novembro 2022 (39)
  • Outubro 2022 (22)
  • Setembro 2022 (6)
  • Agosto 2022 (23)
  • Julho 2022 (67)
  • Junho 2022 (70)
  • Maio 2022 (51)
  • Abril 2022 (52)
  • Março 2022 (43)
  • Fevereiro 2022 (21)
  • Janeiro 2022 (35)
  • Dezembro 2021 (11)
  • Novembro 2021 (7)
  • Outubro 2021 (4)
  • Setembro 2021 (2)
  • Junho 2021 (2)

Últimas notícias

Formação de Esgrima
20Jan2023
Exposição de trabalhos sobre a França e a cultura francesa/postais de Natal
20Jan2023
Cantar os reis
19Jan2023
 
LOGO_AEV_2014_NEGATIVO

Av. José Ferreira da Cruz, 4580-651 Vilela
Paredes
Latitude: 41.236835
Longitude: -8.396074

255 880 570 *

* Chamada para Rede Fixa Nacional

geral@esvilela.pt
Facebook-f Instagram

Plataformas

  • Webmail
  • Inovar Consulta
  • Inovar Alunos
  • Inovar Profissional
  • UtilAtas
  • Unicard
  • Moodle
  • Mooce
  • Gare
POCH

Projeto/Candidatura: POCH-04-5267-FSE-000240
4.1 – Qualidade e eficiência do sistema de educação e formação para promoção do sucesso escolar
(EQAVET)

Projeto/Candidatura: POCH-04-52I4-FSE-000072
4.2 – Formação de docentes e outros agentes de educação e formação. (CFAE – 2022/2023)

Projeto/Candidatura: POCH-01-55H8-FSE-0000357
1.6-Cursos Profissionais (cursos profissionais 2021/2022)

Projeto/Candidatura: POCH-01-55H8-FSE-000697
1.6-Cursos Profissionais (cursos profissionais 2022/2023)

Ficha da Operação

Efetuar o download da app Inovar Professor:

Efetuar o download da app Unicard SIGE:

Efetuar o download da app DCS:

Efetuar configuração PAPERCUT Mobile Print:

Agrupamento de Vilela. Todos os direitos reservados © 2022

  • Ligações Úteis
  • Política de Privacidade
  • Contactos