• O Agrupamento
    • O AEV
    • Conselho Geral
    • Conselho Pedagógico
    • Escola Sede do CFAEPPP
    • Contactos
    • Mapa do site
    • Plano de Ação do Diretor
    • Política de Privacidade
  • Projeto AEV
    • Projeto Educativo
    • Regulamento Interno
    • Regulamentos Específicos
    • Contrato de Autonomia
    • Plano de Melhoria
    • Carta Ética
    • Comissão de Avaliação Interna
    • Plano Anual de Atividades
    • NIP
    • EFP-EQAVET
  • Alunos
    • Calendário Escolar 2022/2023
    • Manuais
    • Associação de Estudantes
    • Critérios de Avaliação
    • Provas e Exames Nacionais
    • Associação de Pais
    • SOS Bullying
    • Política de utilização das TIC
  • Projetos
    • Erasmus+
      • Acreditação
      • Formulário de candidatura para alunos
      • Formulário de candidatura para docentes
      • Critérios de seleção
    • Etwinning
    • Clubes/Projetos/Blogues
  • Plataformas
    • Inovar Alunos
    • Inovar Profissional
    • Utilatas
    • Inovar Consulta
    • Unicard Sige
    • Webmail
    • Moodle
    • Mooce
    • Gare
  • Serviços
    • Ementas
    • Bibliotecas
    • Técnicos Especializados
  • Notícias
    • Notícias
    • Alunos
    • Concursos
    • Provas e Exames Nacionais
    • Clubes/Projetos/Blogues
  • PADDE – PTD
    • PADDE
    • PTD
Alguma questão?
255 880 570
geral@esvilela.pt
Site antigo HELPDESK
Agrupamento de Escolas de Vilela
  • O Agrupamento
    • O AEV
    • Conselho Geral
    • Conselho Pedagógico
    • Escola Sede do CFAEPPP
    • Contactos
    • Mapa do site
    • Plano de Ação do Diretor
    • Política de Privacidade
  • Projeto AEV
    • Projeto Educativo
    • Regulamento Interno
    • Regulamentos Específicos
    • Contrato de Autonomia
    • Plano de Melhoria
    • Carta Ética
    • Comissão de Avaliação Interna
    • Plano Anual de Atividades
    • NIP
    • EFP-EQAVET
  • Alunos
    • Calendário Escolar 2022/2023
    • Manuais
    • Associação de Estudantes
    • Critérios de Avaliação
    • Provas e Exames Nacionais
    • Associação de Pais
    • SOS Bullying
    • Política de utilização das TIC
  • Projetos
    • Erasmus+
      • Acreditação
      • Formulário de candidatura para alunos
      • Formulário de candidatura para docentes
      • Critérios de seleção
    • Etwinning
    • Clubes/Projetos/Blogues
  • Plataformas
    • Inovar Alunos
    • Inovar Profissional
    • Utilatas
    • Inovar Consulta
    • Unicard Sige
    • Webmail
    • Moodle
    • Mooce
    • Gare
  • Serviços
    • Ementas
    • Bibliotecas
    • Técnicos Especializados
  • Notícias
    • Notícias
    • Alunos
    • Concursos
    • Provas e Exames Nacionais
    • Clubes/Projetos/Blogues
  • PADDE – PTD
    • PADDE
    • PTD

Notícias

  • Home
  • Blog
  • Notícias
  • Erasmus+: Increasing Inclusivity in STEM with Digital Storytelling – Mobilidade à Finlândia

Erasmus+: Increasing Inclusivity in STEM with Digital Storytelling – Mobilidade à Finlândia

  • Categorias Notícias
  • Data 13 Fev

No dia 14 de janeiro, um grupo de cinco alunos, do 12º ano, acompanhados por duas professoras de Física e Química, viajaram até à Finlândia, com o objetivo de participar na 2º mobilidade do projeto “Increasing Inclusivity in STEM with Digital Storytelling”. O projeto organizado pelos parceiros finlandeses realizou-se na cidade de Ylivieska.

Os alunos aprenderam como comunicar num projeto, tendo-se seguido um Workshop sobre Digital Storytelling. Com estas aprendizagens, realizaram um Workshop de Química, no qual tinham como objetivo a construção de um foguetão, utilizando uma garrafa de água de plástico, bicarbonato de sódio e vinagre. Como resultado final, o desenvolvimento do trabalho foi documentado em vídeo. Neste Workshop puderam desenvolver as suas capacidades de investigação, de modo, a conseguirem que o foguetão chegasse o mais alto possível, assim como as suas capacidades digitais com a documentação da atividade em vídeo.

Os alunos tiveram a oportunidade de visitar a universidade, na cidade de OULU, onde conheceram um projeto de investigação sobre o aproveitamento de compostos químicos a partir da biomassa dos resíduos de madeira, como por exemplo extração do carbono para produção de carbono ativo, assim como a espuma de carbono, muito resistente e leve, para ser usada em diferentes tipos de estruturas de construção.

No dia seguinte, os alunos assistiram a um outro Workshop de Química, onde assistiram à produção de um sal a partir da junção dos vapores de um ácido e de uma base. E, ainda, foi dado a conhecer um variado número de experiências que podem realizar com materiais caseiros.

Para terminar as atividades, uma das professoras de Biologia e Geografia da escola fez uma apresentação em que deu a conhecer a geografia, fauna e flora da região.

Para além destas atividades, os alunos e professores acompanhantes puderam enriquecer os seus conhecimentos sobre a cultura e história da Finlândia.

Foi uma experiência muito enriquecedora, pois podemos sempre aprender com os outros, com outras culturas, para melhorar a nossa forma de ser e estar.

 

  • Compartilhe:
author avatar
Patrícia Ferreira

Post anterior

Job Shadowing
13 Fev

Próximo post

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
14 Fev

Você também pode gostar

4995
Palestra sobre “Violência no Namoro”
28 Março, 2023
Palestra sobre “Violência Doméstica”
27 Março, 2023

Aproveitando a comemoração do Dia Internacional da Mulher, o grupo de promoção e Educação para a Saúde organizou no dia 8 de março uma palestra/ação de formação sobre o tema Violência Doméstica/Namoro. A palestra foi conduzida pela Enfermeira Vânia Barbosa, Enfermeira da Equipa Prevenção da Violência em Adultos e Enfermeira …

4986
Apoio no evento “Encontro CLDS 4G”
27 Março, 2023

Procurar

Categorias

  • Acolhimento (7)
    • 2021 (3)
    • 2022 (4)
  • Avisos (4)
  • Clubes/Projetos/Blogues (7)
  • Concursos (2)
  • EFP-EQAVET (22)
  • Erasmus+ (33)
    • 2019 (12)
    • 2020 (12)
    • 2021 (9)
  • Implementação/Envio (3)
    • 2021 (1)
    • 2022 (2)
  • NIP (9)
  • Notícias (532)
  • Provas e Exames Nacionais (12)

Arquivo

  • Março 2023 (37)
  • Fevereiro 2023 (33)
  • Janeiro 2023 (26)
  • Dezembro 2022 (40)
  • Novembro 2022 (39)
  • Outubro 2022 (22)
  • Setembro 2022 (6)
  • Agosto 2022 (23)
  • Julho 2022 (67)
  • Junho 2022 (70)
  • Maio 2022 (51)
  • Abril 2022 (52)
  • Março 2022 (43)
  • Fevereiro 2022 (21)
  • Janeiro 2022 (35)
  • Dezembro 2021 (11)
  • Novembro 2021 (7)
  • Outubro 2021 (4)
  • Setembro 2021 (2)
  • Junho 2021 (2)

Últimas notícias

Palestra sobre “Violência no Namoro”
28Mar2023
Palestra sobre “Violência Doméstica”
27Mar2023
Apoio no evento “Encontro CLDS 4G”
27Mar2023
 
LOGO_AEV_2014_NEGATIVO

Av. José Ferreira da Cruz, 4580-651 Vilela
Paredes
Latitude: 41.236835
Longitude: -8.396074

255 880 570 *

* Chamada para Rede Fixa Nacional

geral@esvilela.pt
Facebook-f Instagram

Plataformas

  • Webmail
  • Inovar Consulta
  • Inovar Alunos
  • Inovar Profissional
  • UtilAtas
  • Unicard
  • Moodle
  • Mooce
  • Gare
POCH

Projeto/Candidatura: POCH-04-5267-FSE-000240
4.1 – Qualidade e eficiência do sistema de educação e formação para promoção do sucesso escolar
(EQAVET)

Projeto/Candidatura: POCH-04-52I4-FSE-000072
4.2 – Formação de docentes e outros agentes de educação e formação. (CFAE – 2022/2023)

Projeto/Candidatura: POCH-01-55H8-FSE-0000357
1.6-Cursos Profissionais (cursos profissionais 2021/2022)

Projeto/Candidatura: POCH-01-55H8-FSE-000697
1.6-Cursos Profissionais (cursos profissionais 2022/2023)

Ficha da Operação

Efetuar o download da app Inovar Professor:

Efetuar o download da app Unicard SIGE:

Efetuar o download da app DCS:

Efetuar configuração PAPERCUT Mobile Print:

Agrupamento de Vilela. Todos os direitos reservados © 2022

  • Ligações Úteis
  • Política de Privacidade
  • Contactos