A life Challenge

Nome do Projeto A life Challenge
Número do Projeto 2022-1PT01-KA121-SCH-000053463
Tipo LM-GRP-PUPIL – Group Mobility
Resumo das Atividades
Em primeiro lugar, a mobilidade permitiu que os alunos vivenciassem uma nova cultura, o que aumentou a sua compreensão e respeito por diferentes formas de vida e perspetivas. Ao terem a oportunidade de praticar o Inglês e o idioma italiano, aprimoraram as suas competências linguísticas.

Além disso, os alunos ao serem expostos a novas formas de ensino e aprendizagem, ampliaram as suas competências académicas e de comunicação, pois trabalharam em equipa e na resolução de problemas, já que tiveram de se adaptar a uma nova escola, ambiente e grupo de colegas.

Esta mobilidade aumentou a confiança, a autonomia e a independência dos alunos, uma vez que tiveram de se adaptar a um novo país e ambiente sem o conforto da família e amigos próximos. Assim, adaptaram-se a uma forma de comunicar mais clara e eficaz, a se organizar e a lidar com situações novas e desafiadoras.

As competências do século XXI são um conjunto de competências consideradas essenciais para a vida profissional e pessoal no século XXI, e incluem competências cognitivas, socioemocionais e de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Assim, os alunos desenvolveram as competências socioemocionais, como a colaboração, trabalho em equipa, empatia, adaptabilidade e liderança, ao interagir com os seus colegas italianos. Além disso, os alunos aperfeiçoaram as suas competências de TIC, como a competência digital, pensamento computacional e comunicação digital, ao utilizar ferramentas e recursos tecnológicos na aprendizagem e comunicação.

Esta mobilidade proporcionou ainda a este grupo a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos sobre a cultura, história, língua e tradições italianas, o que de certa forma enriqueceu a sua perspetiva e conhecimento. No mundo globalizado, o poder da cultura pode transformar as sociedades, deste modo a possibilidade de visitar Alberobello e Matera, locais ricos em património material e imaterial (Unesco) fomentou o desenvolvimento de valores comuns que visam proteger e salvaguardar o património cultural o que numa perspectiva contrastante tem o seu interesse também, até de uma cidadania mais interventiva (necessidade de preservar património, como o que foi observado em Alberobello e Matera) no país de origem (Portugal).

Adicionalmente, a mobilidade aumentou a motivação e envolvimento não só dos alunos mas também da professora acompanhante, nomeadamente em algumas atividades, já que teve a oportunidade de experimentar novas abordagens pedagógicas que se replicarão no ensino na sua escola de origem e que podem contribuir para o desenvolvimento dos seus alunos.

A Visão dos alunos: espreite aqui:

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