Once Upon a time in Germany

Nome do Projeto Once Upon a time in Germany
Número do Projeto 2022-1PT01-KA121-SCH-000053463
Tipo Ka1
Resumo das Atividades
No período que decorreu entre os dias 08 e 18 de dezembro, três alunas do 12º ano da turma VC, do AESVilela, tiveram a oportunidade de participar numa mobilidade, à cidade de Hamburgo (Alemanha) ao abrigo do projeto de Erasmus + Ka 121.

Esta experiência revelou-se bastante enriquecedora, não apenas em termos académicos como social e culturalmente.  Neste âmbito as alunas puderam vivenciar o seu quotidiano, partilhando as suas rotinas diárias. Por outro lado, puderam ainda, frequentar a escola local integrando as turmas e as atividades acadêmicas e culturais previstas para essa semana. Familiarizaram-se com as atividades promovidas pela UNESCO e desenvolvidas na escola.

Considerando a avaliação realizada pelas intervenientes e citando as mesmas ” foi uma experiência inesquecível” em várias dimensões: humana, pela hospitalidade, amabilidade de toda a comunidade escolar, mas sobretudo pelas aprendizagens significativas adquiridas, tais como o aprofundar do conhecimento da língua alemã e inglesa, a partilha de saberes académicos, o contacto com costumes distintos dos portugueses, entre outros. Para além da visita à cidade de Hamburgo, rica em património material e imaterial, as alunas puderam também, visitar uma cidade medieval, Lüneburg (mencionado pela primeira vez nos registos medievais numa escritura assinada em 13 de agosto de 956 DC) que ainda hoje conserva essa herança patrimonial. Fácil será deduzir o quanto gratificante foi apreender in loco saberes que, na maioria das vezes, só acedemos através dos manuais escolares.

Esta mobilidade proporcionou ainda à professora acompanhante a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos sobre a cultura, história, língua e tradições alemãs, o que de certa forma enriqueceu a sua perspetiva e conhecimento.

Além disso, a professora trocou e partilhou conhecimentos e experiências com os seus colegas alemães, aprimorando assim as suas competências profissionais e pedagógicas..

Adicionalmente, a mobilidade aumentou a motivação e envolvimento não só dos alunos mas também da professora acompanhante, nomeadamente em algumas atividades, já que tiveram a oportunidade de experimentar novas abordagens pedagógicas e ter contacto com alunos de diferentes culturas e origens que replicarão na sua escola de origem.

No geral, a mobilidade Erasmus+ que decorreu na Alemanha proporcionou à professora uma série de competências valiosas, que podem ser aplicadas na sua atividade profissional, pedagógicas e pessoais e que podem contribuir para o desenvolvimento dos seus alunos.

Parte superior do formulário

Espreite aqui a visão dos alunos:

https://app.bookcreator.com/books/ps9VYTjPQEq6CshkGDsqsg/8iGPuZQrQi6CyLIqVzU8rQ