Comemoração do MIBE: “Ler para a Paz e Harmonia globais”
Outubro é, desde sempre, mês de Comemoração na BE, este ano sob o mote “Ler para a Paz e Harmonia globais”, o MIBE( Mês Internacional das Bibliotecas Escolares) foi celebrado com o desenvolvimento de diferentes atividades de promoção do livro, da leitura e da biblioteca.
Os alunos de 5.º e 6.ºanos, na aula de Artes Performativas, usufruíram de uma formação de utilizadores: Conhecer a BE e Bibliopaper , dinamizada pela Equipa Coordenadora da BE.
Em todas as bibliotecas fez-se uma Montra de livros, decorada com objetos alusivos ao tema. No dia 24 de outubro, Dia Nacional da Biblioteca Escolar, dinamizou-se uma atividade surpresa que consistiu na partilha de duas leituras realizadas pelo projeto “Crescer com as Artes” e pelo “Clube de Teatro”. Em contexto de sala de aula, os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo foram presenteados com uma leitura recreativa de um conto. Os alunos do 12º VB e RA participaram na atividade MEIA_HISTÓRIA ENCAIXA – motivação para a leitura da obra de Saramago, “Memorial do Convento”, que consistiu numa leitura coreográfica, uma estratégia motivacional de incentivo à leitura e numa reflexão em grupo sobre exploração de estratégias de leitura.
Nesta senda, a turma 11.ºRC dinamizou o projeto “ Vamos pedir um desejo”, divulgando a “Lenda e história dos 1000 tsurus” e apelando à construção de tsurus, com o objetivo de alcançar os 1000, número repleto de simbolismo, considerando a lenda japonesa, o uso de armas nucleares na II Guerra Mundial e o enquadramento num clima de tensão bélica no mundo, semelhante ao que vivemos na Europa neste momento, com a guerra da Ucrânia. Conseguimos o objetivo pretendido, com o esforço de todos os alunos no AEV. Todas as atividades cumpriram com os objetivos a que se propuseram, tendo proporcionado aos nossos alunos um maior enriquecimento cultural e social.