Visita de Estudo – Porto de Pesca e Mercado de Angeiras
No dia 26 de abril, as turmas do 10.ºRB, 10.ºVB, 11.ºRB e 11.º VB, do Agrupamento de Escolas de Vilela, participaram numa visita de estudo ao Porto de Pesca Artesanal e Mercado de Angeiras, Obelisco da Praia da Memória, Porto de Leixões e Mosteiro de São Salvador de Vairão, Freguesia de Vairão, em Vila do Conde.
O itinerário iniciou-se na pequena “vila” piscatória, em Angeiras, que tem todo o seu quotidiano ligado ao mar e à preservação do modo de pesca artesanal. Os alunos observaram in loco a chegada das pequenas embarcações, arrastadas pelo areal com o auxílio de tratores, a existência de uma mão-de-obra artesanal e envelhecida, a retirada do pescado e a sua venda. Observaram ainda a dinâmica diária dos trabalhadores e das atividades desta população litoral.
De seguida, partimos em direção ao Obelisco da Praia da Memória, monumento construído com donativos, para comemorar o desembarque das tropas liberais, comandadas por D. Pedro IV, de Portugal.
No final da manhã, tivemos uma visita guiada ao Porto de Leixões, situado na foz do Rio Leça, no Município de Matosinhos, com cerca de onze quilómetros do centro da cidade do Porto e a cinco quilómetros do Rio Douro, entre as povoações de Leça da Palmeira e Matosinhos.
O Porto de Leixões enfrenta vários desafios, e um dos mais significativos está relacionado com a sua infraestrutura. Por isso torna-se essencial garantir uma resposta eficiente às necessidades das empresas do seu hinterland.
Da parte da tarde, visitou-se o Mosteiro de São Salvador de Vairão, localizado na freguesia de Vairão, em Vila do Conde. A fundação do Mosteiro de Vairão ocorreu em 974 e, em 1021, o mosteiro era uma comunidade dupla, de monges e monjas, ou seja, é um mosteiro com mais de mil anos de história. Em 1895, o mosteiro passou para as religiosas do Sagrado Coração de Maria, que fundaram um colégio, que se manteve até 1986. Continua a apoiar os peregrinos em viagem, daí a existência do Albergue de Peregrinos do Mosteiro de Vairão.
Os nossos alunos tiveram um comportamento exemplar e estiveram sempre atentos às explicações dadas.