Timeout Dialogues on the Circular Economy
Entre os dias 13 e 16 de maio ocorreu, em Portugal, a primeira mobilidade do projeto Timeout Dialogues on the Circular Economy.
Os alunos envolveram-se em vários workshops baseados na metodologia Timeout, criada na Finlândia “Timeout is a new way to generate and have constructive discussions” [https://www.timeoutdialogue.fi/]
No primeiro dia, o professor José Alberto Rio Fernandes, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, uma vez mais colaborou com o AEVilela, dinamizando uma palestra sobre a economia circular. Esta palestra foi articulada com o programa Eco escolas, tendo em conta a grande importância da sustentabilidade para o nosso futuro.
Os alunos visitaram o CIIMAR, onde tiveram contacto com as investigações que ali se fazem sobre a sustentabilidade dos oceanos. Participaram, também, numa atividade experimental para descobrirem os microplásticos que existem nos mexilhões. Tiveram uma visita guiada ao guindaste “Titan” e visitaram o Castro de S. Lourenço. Estas duas visitas pretenderam mostrar as implicações passado-presente- futuro no que diz respeito à economia linear versus circular.
Na visita cultural ao Porto, sempre presente nestas mobilidades, além do tempo livre para se apropriarem dos viveres desta bela cidade, assistiram ao espetáculo “Porto Legends” onde ficaram a conhecer dez lendas da cidade do Porto e fizeram o cruzeiro das seis pontes.
Os alunos da Finlândia e da Grécia ficaram acolhidos nas famílias de 10 alunos da turma 10.º RB, da Escola Básica e Secundária de Rebordosa, uma experiência única e enriquecedora para estes alunos que assim aprenderam a partilhar o que têm e a desenvolver a empatia, aprendendo a conhecer melhor o outro.