O curso intitulado “Special Needs and Inclusive Education, the italian experience of overcoming segregation”, teve com público-alvo os profissionais de educação de diversos países europeus, seguindo a lógica de enquadramento teórico e legal, no contexto italiano, e continuando, depois, com propostas de atividades que abordassem a educação inclusiva e as práticas educacionais de cada país participante. Assim, começámos por abordar o conceito de educação inclusiva, distinguindo integração de inclusão, assim como os benefícios pedagógicos e sociais inerentes à educação inclusiva. Tomámos conhecimento da realidade italiana, em relação a esta temática, que unanimemente concordámos que tinha bastante mérito na dotação de recursos humanos para trabalhar com alunos com necessidades específicas. Salientamos a existência de um documento construído pelos diretores das escolas e apresentado à comunidade – PAI (Plano de Ação para a Inclusão) – que se configura como um compromisso que a escola se propõe cumprir na íntegra e é tido em conta pelos encarregados de educação quando escolhem a escola em que pretendem matricular o seu educando. Realizámos diversas atividades que, inevitavelmente, nos conduziam a reflexões em grupos de trabalho e também no grande grupo, bem como à partilha de
realidades e perceções de cada participante. Os trabalhos decorreram sempre de forma colaborativa, com a frequente criação de grupos de trabalho de forma aleatória, o que permitiu uma mais efetiva interação entre os participantes deste curso. Podemos referir que, apesar de cada país trabalhar a educação inclusiva de forma distinta, os conceitos abordados não eram estranhos ao grupo do curso, e todos partilharam de que forma a dinâmica se desenvolvia no seu país de origem e que práticas gostariam de ver desenvolvidas no seu contexto educativo e social. Conceitos como Desenho Universal para a Aprendizagem ou Diferenciação Pedagógica são vastamente reconhecidos pelos elementos deste grupo, mas nem sempre postos em prática, porque cada país acaba por desenvolver os princípios da educação inclusiva de forma muito distinta.
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