S.E.R. E REVIVER
Os alunos do 5ºRC que frequentam o Clube S.E.R. , a saber, Dinis Barros; Eduardo Silva; João Silva; Mariana Rocha, e Ricardo Barbosa, visitaram o seu anterior professor titular de turma, Mário Magalhães, e a respetiva turma atual, para partilharem a experiência do seu processo de integração numa nova escola e num novo ano letivo, agora na Básica e Secundária de Rebordosa.
Estes discentes aproveitaram para reviver, como processo de valorização do Saber Ser e Saber Estar, momentos vividos no seu primeiro ciclo e fizeram a apresentação do conto «O peixinho que queria ser tubarão», aos colegas e professor do Centro Escolar, refletindo, em conjunto, sobre a importância da autoestima e da autovalorização para a saúde mental e bem-estar global de cada um.No final, entregaram ao docente a ilustração que fizeram do conto, assim como marcadores de livros personalizados, com dedicatórias carregadinhas de carinho e saudades.
O percurso entre os dois estabelecimentos de ensino foi realizado a pé, com os professores Sandra Sousa e Emanuel Santos, o que proporcionou ainda a possibilidade de os alunos contactarem com a Natureza, no parque de Rebordosa, onde puderam parar por uns instantes para ouvir os sons da mesma, nomeadamente o chilrear dos pássaros e o cantarolar da água do ribeiro, e brincar no parque infantil.
Foi uma atividade cheia de emoção, que permitiu a estas crianças reviverem os tempos do primeiro ciclo, com gratidão, esse sentimento que enche o nosso coração de alegria, na senda da comemoração do “Dia de Ação de Graças”, celebrado no passado dia 24 de novembro, que nos lembra, religiões e crenças à parte, que a Gratidão é um sentimento enobrecedor. Afinal somos o que somos em resultado de tudo o que vivemos e, como diz a frase comummente atribuída a Saint-Exupéry, “Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.”