• O Agrupamento
    • Sobre Nós
      • A Nossa História
      • Escolas do Agrupamento
      • Contactos
      • Regulação Geral da Proteção de Dados
    • Organização
      • Equipa do Diretor
      • Conselho Geral
      • Conselho Pedagógico
      • Conselho Administrativo
    • Estruturas
      • Departamentos
      • Áreas Disciplinares
      • Conselhos de Ano
      • Coordenação dos Diretores de Turma
      • Coordenação dos Diretores de Curso
      • Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva
      • Coordenação da Estratégia de Cidadania na Escola
      • Coordenação do Plano Anual de Atividades
      • Equipa de Avaliação Interna
      • Serviços Técnicos Especializados
      • Equipa EQAVET
      • Equipa PADDE
    • Escola Sede do CFAEPPP
  • Documentos AEV
    • Carta Ética
    • Projeto Educativo
      • Projeto Educativo
      • PEASEV
    • Regulamento Interno
    • Regulamentos Específicos
    • Plano Anual de Atividades
      • Plano
      • Agenda
    • PEECE
    • PEPCA Código de Conduta
    • EFP-EQAVET
    • PADDE
    • PTD
    • Contrato de Autonomia
    • RGPC
    • Plano Cultural de Escola
  • Alunos
    • Calendário Escolar
    • Oferta Formativa
    • Manuais
    • Critérios de Avaliação
    • Provas e Exames Nacionais
    • Associação de Estudantes
    • Associação de Pais e Encarregados de Educação
    • SOS Bullying
    • Política de utilização das TIC
  • Projetos
    • Erasmus+
      • Projetos
      • Acreditação
      • Formulário de candidatura
      • Critérios de seleção
    • Etwinning
    • Clubes
    • Vilela Literária
    • PRR – Pessoas 2030
      • Centro Tecnológico de Informática
      • Plano de Recuperação das Aprendizagens
      • Cursos Profissionais
  • Plataformas
    • Inovar Alunos
    • Inovar PAA
    • Inovar Consulta
    • Inovar Sige
    • Utilatas
    • Moodle
    • Helpdesk
  • Serviços
    • Horário Serviços
    • Ementas
    • Bibliotecas
  • Divulgação
    • Notícias
    • Avisos
    • Concursos
Alguma questão?
255 880 570
939 524 631
936 962 773
geral@esvilela.pt
logos
Agrupamento de Escolas de Vilela
  • O Agrupamento
    • Sobre Nós
      • A Nossa História
      • Escolas do Agrupamento
      • Contactos
      • Regulação Geral da Proteção de Dados
    • Organização
      • Equipa do Diretor
      • Conselho Geral
      • Conselho Pedagógico
      • Conselho Administrativo
    • Estruturas
      • Departamentos
      • Áreas Disciplinares
      • Conselhos de Ano
      • Coordenação dos Diretores de Turma
      • Coordenação dos Diretores de Curso
      • Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva
      • Coordenação da Estratégia de Cidadania na Escola
      • Coordenação do Plano Anual de Atividades
      • Equipa de Avaliação Interna
      • Serviços Técnicos Especializados
      • Equipa EQAVET
      • Equipa PADDE
    • Escola Sede do CFAEPPP
  • Documentos AEV
    • Carta Ética
    • Projeto Educativo
      • Projeto Educativo
      • PEASEV
    • Regulamento Interno
    • Regulamentos Específicos
    • Plano Anual de Atividades
      • Plano
      • Agenda
    • PEECE
    • PEPCA Código de Conduta
    • EFP-EQAVET
    • PADDE
    • PTD
    • Contrato de Autonomia
    • RGPC
    • Plano Cultural de Escola
  • Alunos
    • Calendário Escolar
    • Oferta Formativa
    • Manuais
    • Critérios de Avaliação
    • Provas e Exames Nacionais
    • Associação de Estudantes
    • Associação de Pais e Encarregados de Educação
    • SOS Bullying
    • Política de utilização das TIC
  • Projetos
    • Erasmus+
      • Projetos
      • Acreditação
      • Formulário de candidatura
      • Critérios de seleção
    • Etwinning
    • Clubes
    • Vilela Literária
    • PRR – Pessoas 2030
      • Centro Tecnológico de Informática
      • Plano de Recuperação das Aprendizagens
      • Cursos Profissionais
  • Plataformas
    • Inovar Alunos
    • Inovar PAA
    • Inovar Consulta
    • Inovar Sige
    • Utilatas
    • Moodle
    • Helpdesk
  • Serviços
    • Horário Serviços
    • Ementas
    • Bibliotecas
  • Divulgação
    • Notícias
    • Avisos
    • Concursos

Notícias

  • Home
  • Blog
  • Notícias
  • Recolha de Resíduos

Recolha de Resíduos

  • Categorias Notícias
  • Data 04 Ago

Os alunos, toda a comunidade educativa envolvida e EE, ficaram a conhecer a importância, para o ambiente, a economia, arte e cidadania, de se recolher os resíduos: tampinhas, embalagens plásticas, rolhas de cortiça, óleo usado, pilhas e equipamentos elétricos e eletrónicos. Efetivamente foram cerca de 1300 kg de tampinhas e 380 kg de embalagens plásticas (PET), que iriam poluir o ambiente e que deste modo forma aproveitadas, ora fomentando a solidariedade, para aqueles que delas necessitavam, ora produzindo obras de arte nas escolas realizando trabalhos nas várias disciplinas (Cidadania, Geografia, Francês,História, EV/ET, EMRC) e projetos/clubes (Projeto Educ´art, Clube da Floresta, Clube da Europa e Clube Matemática e arte).

No início do ano, foi dada a conhecer às turmas a atividade e quais os seus objetivos. Informou-se que as tampinhas seriam recolhidas, em casa para sacos/garrafões que depois se depositariam, na escola em bigbags fornecidos, ou em locais para isso construídos como o cubo da EB/S de Rebordosa, gentilmente oferecido pela Associação de Pais e decorado pelo professor de EVT, André Silva. A entrega variou de escola para escola, umas à Ambisousa, outras a instituições, outras a particulares que comprovassem a sua necessidade.

Quanto à cortiça, , foram cerca de 54 caixas de rolhas de cortiça. As rolhas recolhidas e armazenadas nas escolas iriam ser descartadas no lixo e deste modo foram reaproveitados para reciclagem pela Quercus. Além destas, que foram entregues, usaram-se outras para produzir obras de arte na escola (presépios, rosas dos ventos, trabalhos para o dia de França, Cidadania, Projeto Educ´art e Clube da Floresta). Nas aulas foi dada a conhecer a atividade e quais os seus objetivos. Informou-se que o sobreiro é uma espécie florestal protegida por legislação em Portugal, pelo menos desde a idade média devido ao seu interesse social, para manutenção da atividade cinegética. No século passado existiu uma evolução na legislação de proteção, devido sobretudo à salvaguarda das áreas suberícolas e ao seu interesse económico, todavia, recentemente o seu valor ambiental começou a ser reconhecido internacionalmente. Os montados portugueses apresentam algumas ameaças mas também novos desafios a considerar para o futuro. Dada a incrível potencialidade do sobreiro e dos ecossistemas a ele associados, têm sido alvo de uma série de atividades de proteção e intervenção sustentável.

Relativamente ao óleo usado, foram entregues mais de 240 litros que iriam poluir as águas dos rios, ribeiros e lençóis freáticos, bem como os solos, tendo sido deste modo aproveitados para reciclar. No início do ano nas aulas de Cidadania, foi dada a conhecer a atividade e quais os seus objetivos, tendo-se nformado que o óleo seria recolhido em garrafões e colocado na escola em barricas fornecidas pela entidade coletora, uma vez cheia a barrica, o parceiro social era avisado e vinha substituí-la, deixando uma nova. Outras escolas optaram por entregar o óleo recolhido no Pingo Doce.

Quanto às pilhas fez-se a sensibilização e motivação para a recolha e entrega no PBX, onde se colocavam no pilhão do projeto Escola Eletrão. Nas escolas do AEV, foram recolhidos cerca de 280 kg de pilhas, algumas entregues nos hipermercados Continente e/ou LIDL. Também a recolha foi benéfica para o ambiente uma vez que se trata de outro resíduo altamente poluente quer do solo, quer da água. Recolheram-se ainda cerca de 340 kg de equipamentos elétricos e eletrónicos que se entregaram ao projeto Escola Eletrão.

Outros resíduos recolhidos junto das empresas locais foram 200 caixas de plástico (usadas para vários fins, nomeadamente para colocação dos materiais nas salas para os exames e provas de aferição bem como a elaboração das caixas das sobras e lanche), lixas (para limpeza das mesas das salas de aulas) , restos de madeira e esponja para realização de trabalhos.

  • Compartilhe:
author avatar
Patrícia Ferreira

Post anterior

Erasmus + Clima be the Change - ABC -+ Mobilidade à Bulgária
04 Ago

Próximo post

Erasmus + Inclusion Gets Viral - Mobilidade à Roménia
04 Ago

Você também pode gostar

future
Inspiring Future vem à minha escola!
14 Junho, 2025
biologico
Visita de estudo ao Parque Biológico de Gaia
14 Junho, 2025
PAPdesporto
Dia dos Craquezinhos – PAP
13 Junho, 2025

Procurar

Categorias

  • Acolhimento (37)
    • 2021 (3)
    • 2022 (11)
    • 2023 (11)
    • 2023 EFP (3)
    • 2024 (9)
    • 2024 EFP (1)
  • Avisos (16)
  • Clubes (45)
    • Ciência Viva (1)
    • Da Floresta (2)
    • Eco-Escolas (20)
    • Europeu (17)
    • Radio Escola (2)
    • Robotica (5)
    • Ser (6)
    • Xadrez (2)
  • Concursos (3)
    • concursos 2021 (1)
    • concursos 2022 (1)
    • concursos 2024 (1)
  • EFP-EQAVET (7)
  • Erasmus+ (37)
    • 2019 (12)
    • 2020 (12)
    • 2021 (9)
    • 2022 (1)
    • 2023 (2)
    • 2024 (1)
  • Implementação/Envio (28)
    • 2021 (1)
    • 2022 (14)
    • 2022 EFP (3)
    • 2023 (4)
    • 2023 EFP (2)
    • 2024 (4)
  • NIP (9)
  • Notícias (1.247)
  • Provas e Exames Nacionais (18)
    • provas exames nacionais 2022 (13)
    • provas exames nacionais 2023 (3)
    • provas exames nacionais 2024 (1)
    • provas exames nacionais 2025 (1)
  • PRR – Pessoas 2030 (12)
    • Cursos Profissionais (12)

Arquivo

  • Junho 2025 (24)
  • Maio 2025 (40)
  • Abril 2025 (36)
  • Março 2025 (28)
  • Fevereiro 2025 (14)
  • Janeiro 2025 (31)
  • Dezembro 2024 (13)
  • Novembro 2024 (16)
  • Outubro 2024 (15)
  • Setembro 2024 (6)
  • Agosto 2024 (4)
  • Julho 2024 (43)
  • Junho 2024 (24)
  • Maio 2024 (33)
  • Abril 2024 (33)
  • Março 2024 (37)
  • Fevereiro 2024 (41)
  • Janeiro 2024 (41)
  • Dezembro 2023 (17)
  • Novembro 2023 (26)
  • Outubro 2023 (22)
  • Setembro 2023 (12)
  • Agosto 2023 (4)
  • Julho 2023 (50)
  • Junho 2023 (73)
  • Maio 2023 (52)
  • Abril 2023 (40)
  • Março 2023 (45)
  • Fevereiro 2023 (33)
  • Janeiro 2023 (26)
  • Dezembro 2022 (40)
  • Novembro 2022 (39)
  • Outubro 2022 (22)
  • Setembro 2022 (6)
  • Agosto 2022 (23)
  • Julho 2022 (67)
  • Junho 2022 (70)
  • Maio 2022 (51)
  • Abril 2022 (52)
  • Março 2022 (43)
  • Fevereiro 2022 (21)
  • Janeiro 2022 (35)
  • Dezembro 2021 (11)
  • Novembro 2021 (7)
  • Outubro 2021 (4)
  • Setembro 2021 (2)
  • Junho 2021 (2)

Últimas notícias

Inspiring Future vem à minha escola!
14Jun2025
Visita de estudo ao Parque Biológico de Gaia
14Jun2025
Dia dos Craquezinhos – PAP
13Jun2025
 
LOGO_AEV_2014_NEGATIVO

Av. José Ferreira da Cruz, nº 263, 4580-651 Vilela
Paredes
Latitude: 41.236835
Longitude: -8.396074

936 959 108
936 958 917
255 880 570 *

* Chamada para Rede Fixa Nacional

geral@esvilela.pt
Facebook-f Instagram
BarraCofinanciamento_PESSOAS2030_com letring
Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão (PESSOAS 2030)

Tipologia de operação Cursos Profissionais
2024/2025
 
Código da operação PESSOAS-FSE+-00965500
2023/2024
 
Código da operação PESSOAS-FSE+-00552400

Efetuar o download da app Inovar Professor:

Efetuar o download da app Unicard SIGE:

Efetuar o download da app DCS:

 

Agrupamento de Vilela. Todos os direitos reservados © 2025

  • Ligações Úteis
  • Regulação Geral da Proteção de Dados
  • Contactos