Projeto Women and Welfare – Mobilidade à Turquia
No âmbito do programa Erasmus+, três docentes que integram o projeto Women and Welfare deslocaram-se a Istambul, na Turquia, durante a semana de 10 a 14 de janeiro, para um encontro, onde se procedeu à avaliação das atividades desenvolvidas pelos alunos dos diferentes países parceiros, se planificaram e calendarizaram as próximas ações. As reuniões de trabalho foram muito profícuas, na medida em que se verificou uma grande abertura na exposição de diferentes pontos de vista, que levaram a uma reflexão conjunta e a soluções concertadas. Ao longo da semana, houve oportunidade de se realizar uma visita guiada à escola que nos recebeu, à Câmara Municipal, à Direção Regional da Educação e, também, ao centro histórico da cidade.
Deste modo, foi possível constatar que a escola acolhe apenas indivíduos do sexo feminino para quem a oferta de escola disponibiliza oficinas de trabalhos manuais, artes visuais e música. As pessoas são muito acolhedoras e, segundo o presidente da Câmara, com uma
grande abertura para o mundo. De destacar uma certa evolução relativamente à questão da lei da paridade, dado que, segundo o subdiretor regional da Educação, há um número significativo de mulheres a ocupar cargos intermédios em órgãos estatais.
Pelo exposto, este intercâmbio configurou-se como uma mais-valia, pela troca de experiências a nível cultural, educacional e social. É através da contemplação do(s) outro(s) que começamos
a conhecer-nos e a compreender melhor o mundo em que vivemos. Este será o primeiro passo para a construção de um mundo mais igual.