Projeto Mensagem
No ano letivo 2021/22, a ALÉM elegeu como público-alvo preferencial os jovens das escolas, a quem propôs diferentes atividades, no âmbito da defesa dos Direitos Humanos. Nesta linha de orientação, desenvolveu o Projeto Mensagem, que levou à reflexão sobre o modo como a integridade moral, a
coragem, a cultura de Aristides Sousa Mendes permitiram a concretização de tantos sonhos de vida em liberdade. O enfoque do projeto centrou-se na sustentabilidade do Planeta e na figura de Aristides de Sousa Mendes, UM JUSTO ENTRE AS NAÇÕES, que, finalmente, teve o reconhecimento nacional a 19 de outubro, pelo seu gesto solidário e corajoso de desobediência ao governo de Salazar, concedendo vistos a tantos quantos viam as suas vidas ameaçadas pelo regime Nazi.
A docente, Cristina Pinto, abordou o tema através da poesia infantil ciente do seu papel preponderante na construção do conhecimento dos alunos, despertando a criatividade e inovação, atividade que contribuiu para fazer uma reflexão individual e conjunta de uma guerra atual. Com a guerra instalada na Ucrânia, a docente fez o paralelo com o que se passou no tempo de Aristides.
Os alunos realizaram trabalhos de poesia inspirados na simbologia das flores, o que lhes permitiu expressar as suas ideias, utilizando diferentes meios e processos, tais como ferramentas digitais e materiais reciclados. Esta atividade propiciou a aprendizagem colaborativa e foi ao encontro dos valores preconizados na Carta Ética do AEV, contribuindo para a promoção do sucesso escolar dos discentes.
Quanto aos alunos do 10º RC, a atividade constou da seleção de poemas que leram aos colegas mais novos da EB1 de Vilela, inspirando-se no aroma e nas cores das flores de que se fizeram acompanhar. A solidariedade, a humanidade e a partilha com os outros, foram exemplos deixados por Aristides e serviram de modelo para estes alunos. Parabéns pelos trabalhos realizados, pelo empenho, interesse, altruísmo e exemplo dado aos mais novos!