Projeto ERASMUS+ Drawing Our Voices
Nos dias 13 e 14 de outubro recebemos no nosso Agrupamento de Escolas os parceiros espanhóis, no âmbito do projeto “Drawing Our Voices”, que desfrutaram de uns dias na cidade do Porto e puderam conhecer o nosso trabalho, mais especificamente o trabalho que se
desenvolve através da arte em prol da Inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Específicas.
Durante estes dois dias tivemos oportunidade de dar a conhecer um pouco do nosso trabalho. As parceiras visitaram três estruturas do nosso Agrupamento que estão afetas ao Centro de Apoio à Aprendizagem do AEV.
As atividades destes dois dias foram muito ricas e diversificadas, as parceiras puderam dinamizar um workshop com os alunos, desafiando-os a reproduzir alguns dos monumentos das diferentes freguesias da Cidade de Paredes, através do desenho. Também replicaram a intervenção artística “Agujereando” para consciencializar para a importância da inclusão, usando a diversidade como elemento enriquecedor.
O Clube “Crescer com as Artes” preparou uma atividade onde todos puderam participar e apreciar o trabalho que este clube desenvolve com os alunos. Puderam descobrir como o “Clube Crescer com as Artes” funciona e demonstrando o recurso à ARTE como ferramenta para a inclusão, com os alunos do AEV.
Desfrutaram, também, de um momento de relaxamento e de expressão de sentimentos através da música e da pintura, uma atividade desenvolvida habitualmente numa das salas de aula, da EBS de Rebordosa.
Visitaram o golfe, onde perceberam como esta ferramenta é usada para o trabalho com os alunos com necessidades educativas.
Visitaram a instituição EMAÚS, em Paredes, para que pudessem perceber como esta instituição, que recebe os alunos com Necessidades Educativas Específicas, depois da escolaridade obrigatória, trabalha a Arte e Inclusão.
Esta mobilidade foi muito especial, pois os parceiros espanhóis puderam trazer a Portugal a Laura, uma das artistas da associação Berbiquí.
Foi, uma vez mais, uma partilha muito enriquecedora, em que todos crescemos e conquistamos novas aprendizagens. Pudemos, desta forma, contruir pontes de inclusão, usando como mote a ARTE.