Participação no 3º Encontro do projeto Erasmus+ Agriculture and Global Challenges
Link do diário do 3 º encontro: Mouzaki_ Greece_AGRICULTURE and GLOBAL CHALLENGES (padlet.com)
De 9 a 13 de maio decorreu uma mobilidade à Grécia, mais concretamente à cidade de Mouzaki, no âmbito do 3.º Encontro do Projeto Erasmus+ Agriculture and Global Challanges. Nesta cidade localizada no distrito de Karditsa, região de Tessália, partilharam-se experiências relacionadas com a agricultura europeia e os desafios que se colocam ao seu desenvolvimento. Os alunos dos países, envolvidos no projeto, (Portugal, República Checa, Espanha e Grécia) discutiram assuntos relacionadas com a temática. Os nossos quatro alunos, das turmas do 11.º VC e do 11.º VE, focaram a questão dos conhecimentos que os jovens, da nossa comunidade educativa, têm sobre a agricultura familiar e sustentável.
Aliadas às atividades temáticas desenvolvidas na escola anfitriã, dinamizaram-se várias atividades culturais e recreativas como, as visitas às cidades de Karditsa, de Trikala e ao Lago Plastiras. Este localiza-se a cerca de 25 km a oeste de Karditsa, a uma altitude de 800m, onde o cenário é de tirar o fôlego, pois o lago é cercado por montanhas, de cumes brancos e verdejantes, sendo a área considerada um “paraíso” para todos os amantes da natureza e de desportos aquáticos. Uma das atividades tradicionais desta região, e que se realiza anualmente após a Páscoa, é a largada de papagaios de papel feitos manualmente pelas crianças, juntando-se aqui as famílias, nesta época festiva. Os nossos alunos recriaram esta tradição e na visita ao lago, cada grupo de trabalho largou o seu papagaio sob o imenso céu azul e o verde das águas do lago refletindo a beleza natural da paisagem envolvente.
Um dos momentos mais altos da estadia, foi a visita a Meteora, a famosa região com mosteiros no topo de rochas gigantes. A UNESCO classificou-a como Património Mundial em 1998, tanto a nível artístico como natural, sendo um dos poucos locais no planeta distinguidos pela organização em mais de uma categoria.
De destacar ainda, a visita ao Castelo de Fanari, o único castelo bizantino restante da região que fica a uma altitude de 450 metros e data do século XII.
Os professores envolventes no projeto foram ainda recebidos de uma forma muito calorosa por parte da equipa organizadora e das autoridades locais de Mouzaki, congratulando todo o trabalho desenvolvido neste projeto. No jantar de despedida, foi possível provar a gastronomia grega, cantar e dançar músicas tradicionais da Grécia, estreitando a amizade e relações entre todo o grupo, que agora espera ansiosamente a próxima jornada e o novo encontro de continuidade do projeto. Todos os envolvidos, em especial os nossos alunos, estão de parabéns pois, representaram de forma exemplar o Agrupamento de Escolas de Vilela.