Parlamento dos Jovens
Durante o mês de janeiro, o Parlamento de Jovens em parceria com o Clube Europeu, dinamizaram o tema (proposto pelo Parlamento de Jovens) – Fake News -O impacto da desinformação na democracia”, no sentido de consciencializar a Comunidade Educativa para esta problemática.
As Fake news, isto é, notícias falsas que se propagam através dos mais variados meios de difusão como nas rádios, nos jornais e maioritariamente nas redes sociais têm como objetivo manipular a nossa perceção sobre um determinado assunto. Destruir reputações por meio de notícias falsas e desinformação é mais fácil do que cultivar a tolerância, construir soluções e debater honestamente. É preciso educar formal e digitalmente os nossos jovens para que avaliem melhor a informação.
Para o efeito, efetuou-se um debate entre as Listas concorrentes (Lista A e Lista B), sobre a “Fake News -O impacto da desinformação na democracia”. Ambas as Listas, apresentaram o seu PROJETO DE RECOMENDAÇÃO e realizaram as suas campanhas (desdobráveis e ações de sensibilização).
No seguimento, do processo, os alunos do Secundário, puderam eleger, (através de eleições anónimas), a Lista que melhor se enquadrava com os seus ideais. A lista A, foi a grande vencedora. Os deputados foram apurados (através do Método d´Hondt), dando a maioria à Lista vencedora – dez para a Lista A e cinco para a Lista B.
Posteriormente, os projetos de recomendação de ambas as Listas, foram discutidos numa Sessão Plenária, com o objetivo de um deles ser aprovado. O projeto vencedor pertencia à Lista vencedora.
Para terminar este ciclo, três alunos da Lista A (JOSÉ PEDRO COELHO TEIXEIRA, turma 12º VC, cabeça de lista; MAFALDA CRUZ BRITO, turma 12º VC e SORAIA ALEXANDRA ALVES DA COSTA, turma 10º VB), foram à 1ª Sessão Distrital, nos dias 21 e 22 de março de 2022, defender o seu projeto. Esta Sessão decorreu, no Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia (Rua de Moçambique). Os alunos José Teixeira, Mafalda Brito e Soraia Costa, apresentaram o Projeto de Recomendação da nossa Escola, sobre as “Fake News” – impacto da desinformação na democracia, de forma brilhante e exemplar. Esta sessão contou com a presença de 55 escolas (públicas e privadas) do distrito do Porto e 170 alunos do secundário, que apresentaram como tema central as “Fake News”. No final cantamos dupla VITÓRIA, uma para o Agrupamento de Escolas de Vilela, que foi eleita pelos jovens deputados para estar presente na fase nacional e outra pela eleição do jovem deputado José Pedro Teixeira para ser porta-voz distrital da sessão nacional. A data para a fase nacional já está agendada, para o dia 30 e 31 de maio, a realizar-se na Assembleia da República, Lisboa.
Agora esperamos pela 3ª fase do Nacional.
Assembleia da República, aqui vamos nós!!