Olimpíadas em Lousada -Final
“Numa época de guerra, a UE continua a afirmar-se como um projeto de paz, valores e bem-estar dos cidadãos. Mais do que nunca, celebremos o seu dia!” – Ministro dos Negócios Estrangeiros português. Em 9 de maio de 1950 foi proposta por Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, a criação de uma entidade supranacional avançada para garantir a paz a longo prazo na Europa do pós-guerra. Esta proposta foi designada de Declaração Schuman e mais tarde viria a dar origem à União Europeia (UE).
Em 1951, quando se iniciou a cooperação económica na Europa, apenas Bélgica, Alemanha, França, Luxemburgo, Itália e os Países Baixos abraçavam esse projeto. Portugal entrou na UE no dia 1 de janeiro de 1986. Atualmente é constituída por 27 países. O Reino Unido fez parte da UE até 31 de janeiro de 2020 altura em que saiu, através de um referendo realizado à população britânica.
Há negociações em curso com outros Estados, existem países pré-candidatos e países que manifestaram intenção de futuramente iniciar o processo de candidatura. A Ucrânia oficializou a sua candidatura à UE a 28 de fevereiro de 2022.
Com o sentimento de pertencermos a um espaço comum a que chamamos Europa e de garantirmos a paz, o Clube
Europeu participou na final das Olimpíadas da Europa, organizadas pela Câmara Municipal de Lousada.
Este concurso obedece a normas de participação, com questões ligadas à Europa, é dirigido a todos os estudantes do Ensino Básico e Secundário, das escolas dos concelhos integrantes da sub-região NUT III Tâmega, que visa incentivar e desenvolver o gosto pelo processo de Construção Europeia nas suas vertentes do alargamento e aprofundamento. As questões propostas neste concurso não têm como objeto fundamental testar apenas a qualidade dos conhecimentos adquiridos nas aulas, mas também os conhecimentos resultantes da pesquisa e das vivências individuais.
Após a realização das provas, a Câmara Municipal de Lousada ofereceu o almoço, na Escola Secundária da região, e de seguida, visitaram o CIR (Centro de Interpretação do Românico). No final houve a entrega de prémios, e a degustação de um bolo alusiva à UE.
Neste sentido, os nossos finalistas “abraçaram” esta aventura com entusiasmo e otimismo. Onde o objetivo final é a garantia de uma Europa Unida, mais forte e segura.