O Código da Vida: O Criminoso
No dia 30 de março passado, 25 alunos da turma 10RA dirigiram-se ao laboratório aberto do IPATIMUP, situado em Paranhos, Porto, para participar numa atividade intitulada “O Código da Vida: O Criminoso”. A turma foi dividida em dois grupos, e cada um deles pôde aplicar técnicas de separação de ADN e manipulação de enzimas de restrição para determinar uma correspondência de ADN com a amostra recolhida no local do crime.
O mais importante foi que todos os alunos já tinham conhecimento prévio sobre ADN, nucleótidos e ligações. Os objetivos da atividade foram caracterizar e distinguir os diferentes tipos de ácidos nucleicos em termos de composição, estrutura e função, explicar processos de replicação, transcrição e tradução, e realizar trabalhos práticos que envolvam leitura do código genético.
Os alunos também aprenderam a relacionar a expressão da informação genética com as características das proteínas e o metabolismo das células, bem como a interpretar situações relacionadas com mutações genéticas, com base nos seus conhecimentos de expressão genética.