Mobilidade Erasmus +: Projeto ABC – Grécia (KA229-080063)
No dia 19 de março de 2022, um grupo de 4 alunas do 8ºVB, acompanhadas por dois professores, rumaram à ilha de Creta –
Grécia, no âmbito do projeto ClimA Be the Change (ABC).
Apesar das condições atmosféricas não combinarem com o clima característico da Grécia, o que condicionou algumas atividades, a intempérie foi cedendo (certamente por estarmos em terra de Deuses).
Ao longo da semana, os alunos foram desafiados a participar e envolver-se em várias atividades, que promoveram a reflexão sobre o tema central do projeto – Alterações Climáticas – causas e consequências.
Transformaram camisolas velhas em mochilas, no workshop proposto pelo Centro de Educação Ambiental V.A.M.O.S.; participaram em equipas multinacionais, no concurso de fotografia artística sob o tópico “Ambiente” no Centro Cultural de Chania; acompanharam atentamente a explicação dos responsáveis pelo D.E.D.I.S.A. – empresa intermunicipal de gestão de resíduos sólidos, de reciclagem e compostagem; tiveram o privilégio de assistir à excelente comunicação sobre “Alterações climáticas e ambiente atmosférico” do Professor Apostolos Voulgarakis na Universidade Técnica de Creta. Os alunos conheceram universitários voluntários na Associação de Alunos Erasmus e os seus propósitos de ajuda e integração, a quem chega de novo, à Universidade de Creta. Cada grupo de alunos apresentou os principais problemas ambientais do seu país e possíveis soluções de mitigação, sob o lema “If you love you save. If you know you protect.” Assistiram ainda à apresentação sobre a Energia Solar orientada pelos alunos gregos, com jogos interativos, para dinamizar a participação entre os participantes. Os nossos anfitriões não descuraram o aspeto cultural da mobilidade. A visita histórico-cultural, à cidade que nos acolheu durante estes dias – Chania – guiada de forma entusiasta aos monumentos das várias Eras (Antiga, Bizantina e Moderna) não deixou ninguém indiferente, culminando na visita ao antigo porto veneziano. Visitámos Fortezza na cidade de Rethymnon. Fomos recebidos pelo Presidente da Câmara de Chania, que nos explicou os seus projetos para tornar a cidade mais sustentável e ecológica. A hospitalidade e boa disposição grega esteve sempre presente, promovendo a interculturalidade e socialização entre os participantes.