Mobilidade a Finlândia- Our Heritage
Na semana de 3 a 7 de fevereiro, seis alunos e 2 professoras tiveram a oportunidade de participar, no âmbito do programa Erasmus, numa mobilidade à Finlândia, onde puderam conhecer a cultura, a educação e as tradições do país. O programa incluiu atividades escolares, visitas culturais, com destaque para a Fortaleza de Suomenlinna, Helsínquia, Museu Halosenniemi em Tuusula, casa do renomado pintor Finlandês Pekka Halonen.
Os alunos assistiram a um pequeno concerto de músicas tradicionais finlandesas e participaram num workshop sobre a preservação do Mar Báltico com uma especialista da Luontoliitto (organização não governamental nacional de proteção ambiental e natural para crianças e jovens) e numa oficina de música finlandesa, onde aprenderam a tocar kantele, um instrumento tradicional. Adicionalmente, não faltaram experiências divertidas ao ar livre. As experiências incluíram, patinagem no gelo, trenó, ski, sauna e mergulho no gelo.
A semana foi concluída com uma visita ao centro Metsäpirtti, onde os alunos participaram em trabalhos sobre temas ambientais e de sustentabilidade, grelharam salsichas e marshmallows e degustaram um buffet de especialidades finlandesas preparadas por eles mesmos. Além disso, envolveram-se em atividades típicas e divertidas, como o jogo de mölkky, um concurso de arremesso de botas de borracha e a dança letkajenkka.
A mobilidade foi uma experiência inesquecível, proporcionando aos alunos e professoras uma visão aprofundada da cultura finlandesa, além de fortalecer laços com os seus colegas internacionais. A viagem não apenas ampliou horizontes, mas também trouxe novas perspetivas sobre educação (tão sobejamente inspiradora), sustentabilidade, património e tradições nórdicas.
Para os alunos, a mobilidade proporcionou o contacto direto com uma nova cultura, desenvolvimento das competências de inglês como a compreensão oral e produção oral, ampliaram o vocabulário, melhoraram a fluência na conversação e ganharam mais confiança ao comunicarem num ambiente internacional. Adicionalmente, fomentaram o desenvolvimento de competências sociais, desenvolvimento de competências como autonomia, trabalho em equipa, comunicação intercultural e pensamento crítico. Já para os professores, foi uma oportunidade de análise numa perspetiva contrastante as novas metodologias educacionais, enriquecimento profissional e observação do sistema de ensino finlandês, muito inspirador pela sua qualidade e inovação.