«Meia-História Encaixa» e «Como ler»
No dia 27 de outubro, os alunos do 12.ºRA e do 12.ºVB deslocaram-se ao Pavilhão Multiusos de Astromil para participarem nas atividades «Meia-História encaixa» e «Como ler», gentilmente proporcionadas pela Câmara Municipal de Paredes.
Assim, no âmbito da primeira puderam assistir à leitura coreografada de metade da obra «Memorial do Convento, de José Saramago, que uniu harmoniosamente o universo literário com as possibilidades da dança, enquanto expressão narrativa que parte do corpo e do movimento. Após o visionamento da mesma, os discentes foram convidados a explorar o bailado, numa experiência imersiva, como estratégia motivacional para incentivar a leitura.
Seguiu-se, posteriormente, a atividade «Como ler», que consistiu num trabalho de grupo, onde os jovens
foram desafiados e refletir, em conjunto, e a explorar outras estratégias incentivadoras da leitura, sob a forma de concurso de ideias. Deste modo, pretendeu-se despertar o prazer da leitura, como ferramenta que influencia o desempenho pessoal, profissional e social do ser humano. As reflexões e conclusões dos alunos foram apreciadas por um júri, que premiou a melhor ideia e que não teve a tarefa facilitada, dada a elevada qualidade das estratégias apresentadas.
Os nossos alunos, que no início do espetáculo se mostraram algo tímidos, foram-se desinibindo, acabando por brilhar e encantar os presentes com a sua criatividade e o seu interesse crescentes, pelo que estão todos de parabéns, assim como os responsáveis por estas atividades que se revelaram muito enriquecedoras e motivadoras.