• O Agrupamento
    • Sobre Nós
      • A Nossa História
      • Escolas do Agrupamento
      • Contactos
      • Regulação Geral da Proteção de Dados
    • Organização
      • Equipa do Diretor
      • Conselho Geral
      • Conselho Pedagógico
      • Conselho Administrativo
    • Estruturas
      • Departamentos
      • Áreas Disciplinares
      • Conselhos de Ano
      • Coordenação dos Diretores de Turma
      • Coordenação dos Diretores de Curso
      • Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva
      • Coordenação da Estratégia de Cidadania na Escola
      • Coordenação do Plano Anual de Atividades
      • Equipa de Avaliação Interna
      • Serviços Técnicos Especializados
      • Equipa EQAVET
      • Equipa PADDE
    • Escola Sede do CFAEPPP
  • Documentos AEV
    • Carta Ética
    • Projeto Educativo
      • Projeto Educativo
      • PEASEV
    • Regulamento Interno
    • Regulamentos Específicos
    • Plano Anual de Atividades
      • Plano
      • Agenda
    • PEECE
    • PEPCA Código de Conduta
    • EFP-EQAVET
    • PADDE
    • PTD
    • Contrato de Autonomia
    • RGPC
    • Plano Cultural de Escola
  • Alunos
    • Calendário Escolar
    • Oferta Formativa
    • Manuais
    • Critérios de Avaliação
    • Provas e Exames Nacionais
    • Associação de Estudantes
    • Associação de Pais e Encarregados de Educação
    • SOS Bullying
    • Política de utilização das TIC
  • Projetos
    • Erasmus+
      • Projetos
      • Acreditação
      • Formulário de candidatura
      • Critérios de seleção
    • Etwinning
    • Clubes
    • Vilela Literária
    • PRR – Pessoas 2030
      • Centro Tecnológico de Informática
      • Plano de Recuperação das Aprendizagens
      • Cursos Profissionais
    • IDEA
      • Sobre
      • Equipa
      • Projetos
      • Atividades
      • Galeria
      • (Re)Cursos
      • Parceiros
      • OPA
      • Contactos
  • Plataformas
    • Inovar Alunos
    • Inovar PAA
    • Inovar Consulta
    • Inovar Sige
    • Utilatas
    • Moodle
    • Helpdesk
  • Serviços
    • Horário Serviços
    • Ementas
    • Bibliotecas
  • Divulgação
    • Notícias
    • Avisos
    • Concursos
Alguma questão?
255 880 570
939 524 631
936 962 773
geral@esvilela.pt
logos
Agrupamento de Escolas de Vilela
  • O Agrupamento
    • Sobre Nós
      • A Nossa História
      • Escolas do Agrupamento
      • Contactos
      • Regulação Geral da Proteção de Dados
    • Organização
      • Equipa do Diretor
      • Conselho Geral
      • Conselho Pedagógico
      • Conselho Administrativo
    • Estruturas
      • Departamentos
      • Áreas Disciplinares
      • Conselhos de Ano
      • Coordenação dos Diretores de Turma
      • Coordenação dos Diretores de Curso
      • Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva
      • Coordenação da Estratégia de Cidadania na Escola
      • Coordenação do Plano Anual de Atividades
      • Equipa de Avaliação Interna
      • Serviços Técnicos Especializados
      • Equipa EQAVET
      • Equipa PADDE
    • Escola Sede do CFAEPPP
  • Documentos AEV
    • Carta Ética
    • Projeto Educativo
      • Projeto Educativo
      • PEASEV
    • Regulamento Interno
    • Regulamentos Específicos
    • Plano Anual de Atividades
      • Plano
      • Agenda
    • PEECE
    • PEPCA Código de Conduta
    • EFP-EQAVET
    • PADDE
    • PTD
    • Contrato de Autonomia
    • RGPC
    • Plano Cultural de Escola
  • Alunos
    • Calendário Escolar
    • Oferta Formativa
    • Manuais
    • Critérios de Avaliação
    • Provas e Exames Nacionais
    • Associação de Estudantes
    • Associação de Pais e Encarregados de Educação
    • SOS Bullying
    • Política de utilização das TIC
  • Projetos
    • Erasmus+
      • Projetos
      • Acreditação
      • Formulário de candidatura
      • Critérios de seleção
    • Etwinning
    • Clubes
    • Vilela Literária
    • PRR – Pessoas 2030
      • Centro Tecnológico de Informática
      • Plano de Recuperação das Aprendizagens
      • Cursos Profissionais
    • IDEA
      • Sobre
      • Equipa
      • Projetos
      • Atividades
      • Galeria
      • (Re)Cursos
      • Parceiros
      • OPA
      • Contactos
  • Plataformas
    • Inovar Alunos
    • Inovar PAA
    • Inovar Consulta
    • Inovar Sige
    • Utilatas
    • Moodle
    • Helpdesk
  • Serviços
    • Horário Serviços
    • Ementas
    • Bibliotecas
  • Divulgação
    • Notícias
    • Avisos
    • Concursos

Notícias

  • Home
  • Blog
  • Notícias
  • KA152 – Wear the Change: Os testemunhos

KA152 – Wear the Change: Os testemunhos

  • Categorias Notícias
  • Data 04 Ago

 

Rui Magalhães

A participação no projeto Wear the Change, em Pakrac, representou uma experiência profundamente transformadora, tanto a nível pessoal como coletivo. Inserido num grupo multicultural, tive o privilégio de partilhar saberes, dúvidas, práticas e emoções com jovens provenientes de diferentes contextos europeus, unidos por uma vontade comum de repensar o nosso papel enquanto consumidores e cidadãos num mundo marcado por urgências ambientais.

Sem ter previamente consciência da verdadeira dimensão do fenómeno da fast fashion, fui gradualmente confrontado com realidades que me despertaram para a complexidade social, económica e ecológica desta indústria. As atividades desenvolvidas ao longo do projeto foram cuidadosamente concebidas para promover não só o pensamento crítico, mas também o envolvimento ativo em soluções sustentáveis e criativas, como o reaproveitamento têxtil, a troca de roupa e a sensibilização das comunidades locais.

Enquanto membro e team leader, tive oportunidade de acompanhar de perto o crescimento individual e coletivo da equipa que representei. Com um sentido de responsabilidade exemplar, demonstraram abertura, generosidade e empenho em todos os momentos, contribuindo de forma consistente para a construção de um ambiente inclusivo, colaborativo e enriquecedor.

O papel dos facilitadores foi igualmente determinante, ao criarem um espaço seguro e motivador, onde cada voz foi ouvida e cada gesto teve valor. As metodologias de educação não formal utilizadas revelaram-se eficazes na promoção da participação ativa, do espírito crítico e da ligação entre temas ambientais e escolhas quotidianas.

No final, levo comigo um conjunto de aprendizagens que extravasam os limites do projeto. Levo uma maior consciência sobre o impacto das minhas decisões de consumo, um sentido renovado de responsabilidade ambiental e, sobretudo, a certeza de que o diálogo intercultural e a educação colaborativa são caminhos férteis para a mudança. Esta experiência não apenas me sensibilizou, como me desafiou a agir. E é esse desafio que permanece.

 

 

Tawany Araújo

Participar no projeto Erasmus+ “Wear the Change”, em Pakrac, Croácia, de 15 a 24 de julho de 2025, foi uma das experiências mais marcantes da minha vida. Esta youth exchange focou-se no impacto da indústria da moda no meio ambiente e na sociedade, e foi um dos projetos mais informativos que já estive.

Durante estes 10 dias, tive a oportunidade de conviver com jovens de vários países, partilhar ideias, conhecer realidades diferentes e refletir sobre temas que, muitas vezes, passam despercebidos no nosso dia-a-dia.

O projeto combinou atividades práticas, jogos educativos, debates, teatro e momentos de partilha cultural. Foi uma forma muito envolvente de aprender.

Além do conteúdo temático, também desenvolvi várias soft skills, como a comunicação em inglês, o trabalho em equipa, a criatividade e a capacidade de adaptação a novas culturas e rotinas. Estar rodeada de natureza, longe da correria do dia a dia, ajudou-me a conectar-me ainda mais com o tema do projeto e com as pessoas que conheci. E posso dizer que algumas dessas pessoas se tornaram mesmo amizades para a vida.

Tivemos também as famosas noites interculturais, sempre a minha parte favorita, onde cada país partilhou a sua cultura, gastronomia, música e tradições. Foram momentos divertidos, enriquecedores e cheios de energia, que nos mostraram muito sobre diversidade.

Volto desta experiência com novas perspetivas, mais consciente das minhas escolhas enquanto consumidora e mais motivada a contribuir para um futuro mais justo e sustentável.

A todos os que pensam em participar num projeto Erasmus: façam-no! É uma oportunidade única de aprender e crescer.

 

 

 

Naiely Pinto

 

Participei do projeto “Wear the Change” entre os dias 15 e 24 de julho, em Pakrac, na Croácia, e foi uma experiência verdadeiramente incrível.
Durante esses dias, aprendi muito sobre os impactos da indústria da moda, especialmente do fast fashion, no ambiente e na sociedade. Entendi como o consumo desenfreado contribui para problemas sérios como a poluição e desperdício e como pequenas escolhas conscientes no nosso dia a dia podem fazer toda a diferença, como estas escolhas podem ter um grande impacto no mundo.

O mais especial foi poder partilhar essa vivência com pessoas de diferentes países. Conheci novas perspetivas, novas culturas, desenvolvi as minhas capacidades linguísticas e criei amizades que vou levar para a vida toda, junto de memórias inesquecíveis.

As atividades foram práticas, criativas e fizeram-me refletir profundamente sobre os meus próprios hábitos. Voltei para casa com uma nova perspetiva, mais consciente, inspirada e motivada a viver de forma mais responsável, pensando nas consequências das minhas escolhas e comprometida em evoluir um pouco mais a cada dia.

 

 

Letícia Nunes

O meu nome é Letícia Nunes e, entre os dias 15 e 24 de julho, tive a oportunidade de participar no projeto Erasmus+ “Wear The Change”, na Croácia. Este intercâmbio juvenil juntou participantes de vários países europeus com o objetivo de refletirmos sobre a indústria da moda e os seus impactos sociais e ambientais.

Ao longo da semana, debatemos temas como o fast fashion, o consumismo, a sustentabilidade e as condições laborais injustas em países onde é produzida grande parte da roupa que usamos. As atividades foram muito dinâmicas e criativas, desde workshops interativos e jogos de simulação a discussões em grupo e momentos de partilha cultural.

Foi uma experiência extremamente enriquecedora, não só pelo conhecimento adquirido, mas também pela convivência com pessoas de contextos tão distintos. Aprendi a olhar para o meu consumo de forma mais crítica e consciente, e percebi como pequenas mudanças nos nossos hábitos podem fazer uma grande diferença.

A minha parte preferida foi, sem dúvida, a ligação com os outros participantes, criámos memórias inesquecíveis, partilhámos histórias, tradições e muita energia positiva. Regresso a casa com o coração cheio e a certeza de que quero continuar a participar em projetos como este, que nos fazem crescer enquanto pessoas e cidadãos do mundo.

 

 

 

Naiany Tiphany

Entre os dias 15 e 24 de julho, tive a oportunidade de participar no projeto “Wear the Change”, em Pakrac, Croácia. Foram 9 dias intensos, rodeada pela natureza, onde aprendi muito sobre o impacto real da fast fashion e comecei a olhar para o meu consumo com outros olhos.

Mais do que teoria, vivemos experiências práticas que me fizeram refletir: desde repensar o que tenho no armário até perceber como cada escolha pode influenciar o mundo à minha volta. Partilhar tudo isso com pessoas de diferentes países tornou tudo ainda mais especial. Foi uma troca constante de ideias, culturas e histórias.

Voltei com muito mais do que conhecimento. Voltei com uma vontade genuína de mudar, de fazer melhor, e com memórias e amizades que vou guardar com muito carinho.

 

 

 

Bianca Barbosa

O meu nome é Bianca Barbosa e a Croácia foi, sem dúvida, um dos lugares mais bonitos e marcantes que já visitei. Durante o intercâmbio juvenil “Wear the Change”, que decorreu entre os dias 15 e 24 de julho de 2025, em Pakrac, vivi uma experiência verdadeiramente transformadora.

Estávamos em plena natureza, rodeados por floresta, com tempo e espaço para nos desligarmos do quotidiano e conectarmo-nos com o essencial. Essa imersão criou um ambiente propício para a introspeção, o convívio e a construção de amizades genuínas com jovens de diferentes culturas.

Sentir a tranquilidade do local, longe da azáfama urbana, permitiu-me refletir sobre os meus próprios hábitos e valores. O projeto teve como foco principal a fast fashion e os seus impactos ambientais e sociais.

Confesso que, antes desta experiência, nunca tinha parado realmente para pensar na origem da roupa que visto todos os dias — quem a faz, em que condições, e o que acontece com ela depois de descartada. Participar nas atividades práticas, como a análise das etiquetas das nossas roupas, os debates em grupo, a troca de roupa em segunda mão e os workshops com a organização Čisteći Medvjedići, ajudou-me a perceber que temos escolhas reais ao nosso alcance.

Foi especialmente enriquecedor perceber que pequenos gestos, como comprar menos ou reutilizar mais, podem fazer uma grande diferença. Senti-me inspirada a partilhar este conhecimento com outras pessoas e a fazer mudanças concretas no meu estilo de vida. Sou profundamente grata por ter tido a oportunidade de integrar este Erasmus, que não só me proporcionou aprendizagens ambientais valiosas, mas também me ajudou a crescer enquanto cidadã consciente, crítica e ativa.

 

  • Compartilhe:
author avatar
Albino Pereira

Post anterior

KA152 - Wear the Change: The daily report.
04 Ago

Próximo post

Calendário Escolar 2025/2026
04 Ago

Você também pode gostar

premios
ALUNOS PREMIADOS ANO LETIVO 2024/2025
5 Agosto, 2025
agenda1
Calendário Escolar 2025/2026
4 Agosto, 2025
d7e
KA152 – Wear the Change: The daily report.
4 Agosto, 2025

Procurar

Categorias

  • Acolhimento (37)
    • 2021 (3)
    • 2022 (11)
    • 2023 (11)
    • 2023 EFP (3)
    • 2024 (9)
    • 2024 EFP (1)
  • Alunos (1)
  • Avisos (19)
  • Clubes (45)
    • Ciência Viva (1)
    • Da Floresta (2)
    • Eco-Escolas (20)
    • Europeu (17)
    • Radio Escola (2)
    • Robotica (5)
    • Ser (6)
    • Xadrez (2)
  • Concursos (3)
    • concursos 2021 (1)
    • concursos 2022 (1)
    • concursos 2024 (1)
  • EFP-EQAVET (7)
  • Erasmus+ (39)
    • 2019 (12)
    • 2020 (12)
    • 2021 (9)
    • 2022 (1)
    • 2023 (2)
    • 2024 (1)
  • Implementação/Envio (28)
    • 2021 (1)
    • 2022 (14)
    • 2022 EFP (3)
    • 2023 (4)
    • 2023 EFP (2)
    • 2024 (4)
  • NIP (9)
  • Notícias (1.274)
  • Provas e Exames Nacionais (19)
    • provas exames nacionais 2022 (13)
    • provas exames nacionais 2023 (3)
    • provas exames nacionais 2024 (1)
    • provas exames nacionais 2025 (2)
  • PRR – Pessoas 2030 (12)
    • Cursos Profissionais (12)

Arquivo

  • Agosto 2025 (6)
  • Julho 2025 (10)
  • Junho 2025 (36)
  • Maio 2025 (40)
  • Abril 2025 (36)
  • Março 2025 (28)
  • Fevereiro 2025 (14)
  • Janeiro 2025 (31)
  • Dezembro 2024 (13)
  • Novembro 2024 (16)
  • Outubro 2024 (15)
  • Setembro 2024 (6)
  • Agosto 2024 (4)
  • Julho 2024 (43)
  • Junho 2024 (24)
  • Maio 2024 (33)
  • Abril 2024 (33)
  • Março 2024 (37)
  • Fevereiro 2024 (41)
  • Janeiro 2024 (41)
  • Dezembro 2023 (17)
  • Novembro 2023 (26)
  • Outubro 2023 (22)
  • Setembro 2023 (12)
  • Agosto 2023 (4)
  • Julho 2023 (50)
  • Junho 2023 (73)
  • Maio 2023 (52)
  • Abril 2023 (40)
  • Março 2023 (45)
  • Fevereiro 2023 (33)
  • Janeiro 2023 (26)
  • Dezembro 2022 (40)
  • Novembro 2022 (39)
  • Outubro 2022 (22)
  • Setembro 2022 (6)
  • Agosto 2022 (23)
  • Julho 2022 (67)
  • Junho 2022 (70)
  • Maio 2022 (51)
  • Abril 2022 (52)
  • Março 2022 (43)
  • Fevereiro 2022 (21)
  • Janeiro 2022 (35)
  • Dezembro 2021 (11)
  • Novembro 2021 (7)
  • Outubro 2021 (4)
  • Setembro 2021 (2)
  • Junho 2021 (2)

Últimas notícias

ALUNOS PREMIADOS ANO LETIVO 2024/2025
05Ago2025
Calendário Escolar 2025/2026
04Ago2025
KA152 – Wear the Change: Os testemunhos
04Ago2025
 
LOGO_AEV_2014_NEGATIVO

Av. José Ferreira da Cruz, nº 263, 4580-651 Vilela
Paredes
Latitude: 41.236835
Longitude: -8.396074

936 959 108
936 958 917
255 880 570 *

* Chamada para Rede Fixa Nacional

geral@esvilela.pt
Facebook-f Instagram
BarraCofinanciamento_PESSOAS2030_com letring
Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão (PESSOAS 2030)

Tipologia de operação Cursos Profissionais
2024/2025
 
Código da operação PESSOAS-FSE+-00965500
2023/2024
 
Código da operação PESSOAS-FSE+-00552400

Efetuar o download da app Inovar Professor:

Efetuar o download da app Unicard SIGE:

Efetuar o download da app DCS:

 

Agrupamento de Vilela. Todos os direitos reservados © 2025

  • Ligações Úteis
  • Regulação Geral da Proteção de Dados
  • Contactos