ERASMUS+Cross Borders with English
Entre os dias 15 e 21 de maio de 2022, sete alunos e duas professoras da Escola Secundária de Vilela participaram na mobilidade à Polónia, no âmbito do Programa Erasmus+, Cross Borders with English. Esta foi a última etapa deste projeto, que teve início na Turquia, passando depois por Portugal e Itália.
O objetivo desta mobilidade é permitir o confronto cultural entre os diferentes países participantes, estimulando os alunos para valores como a diferença, a tolerância e a solidariedade.
A língua inglesa foi facilitadora deste intercâmbio cultural, colocando os alunos na posição de falantes desta língua, aprendendo em comunidade, esbatendo barreiras comunicacionais, linguísticas e culturais. Apesar da universalidade da língua inglesa, deveras importante neste projeto, houve igualmente lugar para a comunicação nas línguas nacionais dos diferentes parceiros.
Esta ação teve repercussões muito positivas quer para professores, quer para os alunos, nomeadamente as seguintes: utilização da língua inglesa em contexto autêntico de comunicação; desenvolvimento de capacidades de adaptação a contextos sociais e culturais diversos ( em especial, no acolhimento por famílias “hosts“; a aquisição de conhecimentos e práticas de comunicação nas diversas línguas de origem dos participantes, o conhecimento de alguns aspetos culturais e identitários ( gastronomia, lendas). Enquanto cidadãos do mundo, os jovens foram preparados para viajar (aquisição de conhecimentos sobre viagens _ pré-partida, partida e viagem). Adquiriram ainda, em trabalho de equipa, conhecimentos de primeiros-socorros, discutindo o assunto e demonstrando-o.
As visitas a cidades como Bydgoszcz ( the old town, Opera Theatre), Torún ( Museu de Ginger Bread e cidade) e Gdansk ( Museu de Âmbar e cidade) permitiram o enriquecimento cultural de alunos e professores. A relação entre alunos e professores foi aprofundada, criando-se um ambiente de confiança mútua, de comunidade europeia, que interage como mais uma comunidade escolar, movida por objetivos comuns.
Para finalizar, pode afirmar-se que esta mobilidade Erasmus permitiu repensar metodologias de ensino, reconhecer a dimensão da aprendizagem que foi facultada aos alunos em tão pouco tempo, incluindo a da socialização e avaliar a importância do trabalho de projeto e das comunidades de partilha.