Erasmus+ – The Butterfly Effect
Entre os dias 18 e 25 de maio de 2024, oito alunos e duas docentes do Agrupamento de Escolas de Vilela participaram numa mobilidade à Polónia, no âmbito do Programa Erasmus+, The Butterfly Effect. .
Esta ação teve efeitos muito positivos para todos os intervenientes, nomeadamente as seguintes: utilização da língua inglesa em contexto autêntico de comunicação; desenvolvimento de capacidades de adaptação a contextos sociais e culturais diversos (em especial, no acolhimento por famílias “hosts”); a aquisição de conhecimentos e práticas de comunicação nas diversas línguas de origem dos participantes; o conhecimento de alguns aspetos culturais e identitários (história, gastronomia, lendas, costumes); e enquanto cidadãos do mundo, os jovens adquiriram conhecimentos acerca dos procedimentos inerentes ao ato de viajar.
Durante a mobilidade os alunos partilharam e aprenderam canções e danças tradicionais com os parceiros. Aprenderam também a fazer flores de papel num workshop dinamizado por duas senhoras polacas, mestres nesta arte. As visitas a cidades como Tarnów e Cracóvia (com direito a visitas guiadas), a visita às minas de sal de Bochnia (classificada como Património Mundial da Humanidade), a visita ao Centro Ecológico Malopolska (Museu de História Natural) com subsequente reflexão acerca da importância do equilíbrio entre humanos e meio natural, a visita à Stone City Nature Reserve e à Floresta de Tuchów (onde foi possível, em espírito de convívio, acender uma fogueira e assar salsichas para o jantar), permitiram o enriquecimento cultural de alunos e professores.
Por fim, pode concluir-se que a realização desta mobilidade permitiu a partilha cultural e fraternal entre os diferentes países participantes – Portugal, Espanha, França e Polónia, estimulando os alunos para valores como a diferença, a tolerância e a solidariedade, fomentando-se, assim, o espírito de comunidade europeia.