Erasmus+ Inclusion, Building a School of Future and With Future-C6
Entre os dias 12 e 16 de junho, 2 professoras e quatro alunos (7º, 8º e 10º) participaram numa mobilidade a França no âmbito do Erasmus+, projeto “Inclusion, building a School of future and with future”. Este projeto, com uma abordagem inovadora na educação, valorizou a importância de conhecer e vivenciar os jogos tradicionais. Os alunos tiveram a oportunidade de participar em atividades lúdicas e interativas que remontam a séculos de tradição. Os jogos tradicionais são uma parte fundamental do património cultural (França, Bulgária, Espanha, Chéquia, Turquia e Portugal) de uma comunidade, transmitindo valores, competências e promovem a socialização e a inclusão. A sua participação em todos os jogos foi inclusiva, efusiva e representaram uma forma de expressão única, que atravessa gerações e mantém viva a história e identidade de um povo. Ao participarem desses jogos, os alunos do projeto Inclusion puderam vivenciar a tradição de forma prática, compreendendo a sua importância e reconhecendo a necessidade de preservá-la para as futuras gerações.
Adicionalmente, esta mobilidade pautou-se ainda por emocionantes visitas de campo para explorar as riquezas naturais, culturais e históricas da região de Guérande. Com o intuito de promover a aprendizagem experiencial e fortalecer os laços entre os alunos, o projeto proporcionou uma oportunidade única de imersão nas tradições locais e na diversidade cultural.