Erasmus+ ClimA Be the Change – ABC – Mobilidade à Roménia
No dia 26 de junho partiu a delegação portuguesa, em representação do Agrupamento de Escolas de Vilela, para Iasi – Roménia, no âmbito do projeto Erasmus + “ClimA: Be the Change – ABC”.
O tema central do projeto prende-se com questões relacionadas com as alterações climáticas, sempre com o intuito da partilha de boas práticas e estratégias de mitigação. Nesta mobilidade, o tema foi abordado na perspetiva da arte, nas suas várias expressões.
Os alunos conheceram a escola de acolhimento e apresentaram a tarefa que vinha preparada de casa – um breaking news sobre alguns problemas ambientais, da nossa região.
Como atividade de quebra gelo, os alunos integraram equipas internacionais para participarem num peddy-paper, de modo a conhecerem melhor a cidade de Iasi.
No 2º dia, visitámos a vila de Dumești. No meio da natureza, junto do lago, os alunos foram desafiados a pintarem as duas versões desse ecossistema: limpo e livre da ação humana/ poluído. O empenho dos nossos alunos resultou numa pintura muito criativa e bem representativa das consequências da intervenção humana nos habitats. Para finalizar o dia, visitámos o Palácio da Cultura de Iasi, onde se preservam alguns aspetos da história local.
No 3º dia, o destino foi a aldeia de Cucuteni, conhecida pela tradição ancestral de produzir todo o tipo de objetos em cerâmica, atividade na qual, os nossos alunos se entregaram de forma entusiástica, resultando daí, objetos de vários tamanhos e formas. O dia encerrou com a visita guiada ao castelo de Miclăușeni, onde nos foi contada a história de amor e dos seus protagonistas, que esteve na sua origem.
No último dia de atividades, caminhámos até ao Jardim Botânico de Iasi Anastasie Fătu, primeiro jardim botânico da Roménia fundado em 1856. Dividido em várias secções, desde as suculentas, ornamentais ou carnívoras, o que mais chamou a nossa atenção foi o Rosário, pela sua beleza. Neste contexto, cheio de cor, os nossos alunos, em equipas multinacionais, tiveram de questionar os transeuntes sobre questões relacionadas com o meio ambiente.