Erasmus + : AITJobs – Mobilidade a França
No âmbito do projeto Erasmus+ AITJobs, dois docente e quatro alunos das escolas EB2/3 e secundária de Rebordosa e Vilela, deslocaram-se a França, à cidade de Segré-Au-Mont -Bleu, na semana de 4 a 8 de abril.
O projeto integra-se na temática da Inteligência Artificial (IA) e consiste numa parceria entre seis escolas: Lycée Blaise Pascal (França); Lykeio Agiou Antoniou (Chipre); Liceum Ogolnoksztalcace Umiejetnosci Tworczych (Polónia); Liceul Tehnologic “Traian Vuia (Roménia) e a nossa escola, Agrupamento de Escola de Vilela (Paredes).
A sua finalidade é promover nos alunos a reflexão sobre as transformações e desafios, que na atualidade o mundo de trabalho continua a atravessar, colocados pelo avanço científico e, sobretudo, tecnológico, nomeadamente, o seu impacto ao nível do desaparecimento de empregos, por um lado e a criação de novos empregos, por outro.
Em específico, esta mobilidade incidiu sobre a indústria da alimentação: todos os parceiros tiveram oportunidade de conhecer a escola anfitriã e aí experimentar alguns recursos na área; puderam visitar uma quinta em que os proprietários promovem a simbiose entre a aplicação das novas tecnologias e a sustentabilidade; participaram em uma atividade de brain storming com intuito de aferir os seus conhecimentos na área a que se subordina o projeto, que se traduziu muito profícua para todos e, visitaram uma fábrica de produtos alimentares que recorre a tecnologia avançada.
A escola anfitriã proporcionou, ainda um programa cultural com a visita à cidade de Angers.
Pelo narrado, constata-te que este intercâmbio se figurou como uma aprendizagem muito rica, pela troca de experiências a nível educacional cultural, e social.