Erasmus+ Acolhimento – IIS PROFESSIONALE ROSARIO LIVATINO – PALESTRINA
Entre os dias 4 de maio e 10 de maio, as turmas do 11.ºRC, do curso profissional de Técnico de Animação em Turismo, e do 12.ºVE, do curso profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural, fizeram a receção, acolhimento e dinamizaram atividades para um grupo de 8 alunos e 2 professores do IIS PROFESSIONALE ROSARIO LIVATINO – PALESTRINA (ROMA), alunos que também estão a estudar nos cursos profissionais da área de turismo.
No dia 5 de maio fizeram a receção e atividades na Escola Básica e Secundária de Vilela, com a dinamização de um peddy-paper sobre a UE, com o contributo essencial dos elementos do Clube Europeu e da turma do 12.ºVE, foi realizado um workshop de pintura sobre azulejos e uma visita à oficina de artesanato em madeira, Luís Sousa. No dia 8 de maio, a receção foi na Escola Básica e Secundária de Rebordosa, os alunos assistiram a uma demonstração de danças tradicionais portuguesas, preparadas pela professora Ana Sofia Esteves, seguindo-se de um “Escape Game”, de jogos tradicionais portugueses e, à tarde, o grupo assistiu a uma aula sobre o Românico, preparada pelo professor Joaquim Rodrigues. No último dia, o grupo fez uma visita pedonal à área envolvente das escolas, património natural e cultural no parque do Rio Ferreira, foi partilhado um estudo de caso realizado nas aulas de OTET pelos alunos do 11.ºRC, “Turismo em Portugal – o caso de Aveiro”, que consistiu na apresentação de como fazer a preparação de uma saída e de um roteiro em locais de interesse turístico em Portugal. Na parte da tarde, o grupo partilhou da aula de Português, da professora Liliana Silva, com os nossos alunos e assistiu a uma apresentação sobre grandes personalidades do nosso país – abordando as questões turísticas, aliadas ao património histórico e identitário português.
Os alunos envolveram-se na atividade, tendo sido cumpridos os objetivos, num agrupamento de escolas que promove uma cultura participativa e aberta à comunidade, alicerçada nos valores humanistas e na educação para a cidadania.