Encontro com Augusto Canetas
Na Biblioteca Municipal de Paredes, (perante um auditório cativado, interessado e atento, dos nossos alunos do11.ºano, do ensino regular) o escritor Augusto Canetas apresentou a sua mais recente publicação, “Cartas a EMI”. De forma lúdica e interativa, com versos e poemas de Fernando Pessoa cantados ao som da viola e a leitura de poemas e textos da sua autoria, encantou alunos e professores.
Relembrou a importância do 25 de abril de 1974, o modo de vida imposto pela ditadura nessa época.
Ecoa ainda nos nossos ouvidos uma frase pertinente que foi repetindo ao longo desta sessão: “É com o vosso silêncio que eu aprendo a ser homem!”. Silêncio que se prolongou nos nossos alunos! Aprendizagem que ficou! Incentivo à leitura e à escrita plenamente conseguido!
Atrevemo-nos a acrescentar que todos aprendemos com as palavras deste desconhecido escritor e com a maravilhosa exposição que, aproveitando momentos de espera, visualizamos. Natália Correia no seu melhor e as pinturas dos retratos de muitos escritores em embalagens de leite, autênticas obras de arte. Reencontramos Saramago, Walter Hugo Mãe, António Pina, José Régio, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner…e de novo Fernando Pessoa. Momentos únicos!