Dramatização e Musicalização de Histórias – MÁQUINA DE EMBRULHAR POEMA
As turmas do 3º e 4º ano do AEV assistiram, no dia 16 de junho, à dramatização e musicalização da “Máquina de embrulhar Poemas”.
A atividade permitiu aos alunos conhecer a obra poética de poetas portugueses como Sophia de Mello Breyner Andresen, Matilde Rosa Araújo, Guerra Junqueiro, Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade ou Manuel António Pina, num espetáculo sensorial e musical que os encaminhou numa viagem pelo mundo das palavras e das emoções.
Ao longo de 45 minutos as atrizes do “Som do Algodão”, teceram palavras, misturaram sons, música, interviram com o corpo e com o público. “Colocaram as palavras na boca não para declamar, mas para agita, o palato, os outros, todas as certezas e instalar dúvidas. E as palavras são o ponto de partida, para construções sonoras e para a exploração performativa, usando a sonoplastia e o jogo teatral.”
Esta atividade realizou-se no âmbito do projeto “Escola a Ler- PRR Parceria DGEste, permitindo aos alunos uma visão da Arte para a infância que parte da relação, da proximidade, estimulando a imaginação e a criatividade, provocando as sensações e promovendo a relação com o livro, com o trabalho artístico, mergulhando num mundo imaginário.