Dia Europeu das Línguas
O dia europeu das línguas celebra-se a 26 de setembro e tem como objetivo comemorar a diversidade da União Europeia e reforçar o lema “Unidos na diversidade”. Nesse sentido, os alunos do terceiro ciclo e secundário das escolas de Vilela e de Rebordosa, o Clube Europeu e a BE/CRE lançaram várias iniciativas no Agrupamento de Escolas de Vilela.
Assim, os alunos da ES de Vilela criaram cartazes plurilingues, alusivos à data, em exposição na BE/CRE, no átrio da escola e no polivalente, promovendo valores como o Respeito e difundindo saudações. A BE/CRE proporcionou a toda a comunidade uma montra de livros e produtos estrangeiros e, na cantina escolar, foram afixadas ementas em português, francês, inglês, alemão e italiano. Nas aulas de Português e de Línguas estrangeiras, foram desenvolvidas atividades interativas de sensibilização para a importância da aprendizagem de línguas e para promover o património linguístico da Europa. Os alunos do Clube Europeu decoraram o átrio da escola com bandeiras dos países da União Europeia e cartazes de Boas-vindas, tendo ainda participado no evento promovido pela Europe Direct, no parque José Guilherme. Alguns alunos do 9 VA organizaram jogos tradicionais para um grupo de alunos Italianos onde não faltou a diversão e a interação em três línguas.
Na EBS de Rebordosa, as professoras de Francês e os alunos confecionaram ainda crepes, divulgando esta especialidade à comunidade. Nas aulas de Inglês foram realizados jogos interativos sobre as várias línguas europeias e explorada a famosa receita de scones. A turma do 11°RB pôs em prática a receita, na cantina da escola, e disponibilizou o resultado para quem quisesse provar, depois de ser posto à prova, através de desafios como trava línguas em Inglês. No ecrã da entrada da escola, passaram, ao longo do dia, vídeos sobre o Dia Europeu das Línguas e sua importância, países europeus, línguas faladas e bandeiras, bem como a receita dos famosos scones. De referir que, no fim de semana seguinte, vários alunos confecionaram em casa, com as famílias, scones, dos quais fizeram registos fotográficos.