• O Agrupamento
    • Sobre Nós
      • A Nossa História
      • Escolas do Agrupamento
      • Contactos
      • Regulação Geral da Proteção de Dados
    • Organização
      • Equipa do Diretor
      • Conselho Geral
      • Conselho Pedagógico
      • Conselho Administrativo
    • Estruturas
      • Departamentos
      • Áreas Disciplinares
      • Conselhos de Ano
      • Coordenação dos Diretores de Turma
      • Coordenação dos Diretores de Curso
      • Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva
      • Coordenação da Estratégia de Cidadania na Escola
      • Coordenação do Plano Anual de Atividades
      • Equipa de Avaliação Interna
      • Serviços Técnicos Especializados
      • Equipa EQAVET
      • Equipa PADDE
    • Escola Sede do CFAEPPP
  • Documentos AEV
    • Carta Ética
    • Projeto Educativo
      • Projeto Educativo
      • PEASEV
    • Regulamento Interno
      • Regulamento Interno
      • Regulamentos Específicos
    • Plano Anual de Atividades
      • Plano
      • Agenda
    • PEECE
    • PEPCA Código de Conduta
    • EFP-EQAVET
    • PADDE
    • PTD
    • Contrato de Autonomia
    • RGPC
    • Plano Cultural de Escola
    • PRA
  • Alunos
    • Calendário Escolar
    • Oferta Formativa
    • Manuais
    • Critérios de Avaliação
    • Provas e Exames Nacionais
    • Associação de Estudantes
    • Associação de Pais e Encarregados de Educação
    • SOS Bullying
    • Política de utilização das TIC
  • Projetos
    • Erasmus+
      • Projetos
      • Acreditação
      • Formulário de candidatura
      • Regulamento critérios de seleção
    • Etwinning
    • Clubes
    • Vilela Literária
    • PRR – Pessoas 2030
      • Centro Tecnológico de Informática
      • Plano de Recuperação das Aprendizagens
      • Cursos Profissionais
    • IDEA
      • Sobre
      • Equipa
      • Projetos
      • Atividades
      • Galeria
      • (Re)Cursos
      • Parceiros
      • OPA
      • Contactos
  • Plataformas
    • Inovar Alunos
    • Inovar PAA
    • Inovar Consulta
    • Inovar Sige
    • Moodle
    • Helpdesk
  • Serviços
    • Horário Serviços
    • Ementas
    • Bibliotecas
  • Divulgação
    • Notícias
    • Avisos
    • Concursos
Alguma questão?
255 880 570
939 524 631
936 962 773
geral@esvilela.pt
logos
Agrupamento de Escolas de Vilela
  • O Agrupamento
    • Sobre Nós
      • A Nossa História
      • Escolas do Agrupamento
      • Contactos
      • Regulação Geral da Proteção de Dados
    • Organização
      • Equipa do Diretor
      • Conselho Geral
      • Conselho Pedagógico
      • Conselho Administrativo
    • Estruturas
      • Departamentos
      • Áreas Disciplinares
      • Conselhos de Ano
      • Coordenação dos Diretores de Turma
      • Coordenação dos Diretores de Curso
      • Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva
      • Coordenação da Estratégia de Cidadania na Escola
      • Coordenação do Plano Anual de Atividades
      • Equipa de Avaliação Interna
      • Serviços Técnicos Especializados
      • Equipa EQAVET
      • Equipa PADDE
    • Escola Sede do CFAEPPP
  • Documentos AEV
    • Carta Ética
    • Projeto Educativo
      • Projeto Educativo
      • PEASEV
    • Regulamento Interno
      • Regulamento Interno
      • Regulamentos Específicos
    • Plano Anual de Atividades
      • Plano
      • Agenda
    • PEECE
    • PEPCA Código de Conduta
    • EFP-EQAVET
    • PADDE
    • PTD
    • Contrato de Autonomia
    • RGPC
    • Plano Cultural de Escola
    • PRA
  • Alunos
    • Calendário Escolar
    • Oferta Formativa
    • Manuais
    • Critérios de Avaliação
    • Provas e Exames Nacionais
    • Associação de Estudantes
    • Associação de Pais e Encarregados de Educação
    • SOS Bullying
    • Política de utilização das TIC
  • Projetos
    • Erasmus+
      • Projetos
      • Acreditação
      • Formulário de candidatura
      • Regulamento critérios de seleção
    • Etwinning
    • Clubes
    • Vilela Literária
    • PRR – Pessoas 2030
      • Centro Tecnológico de Informática
      • Plano de Recuperação das Aprendizagens
      • Cursos Profissionais
    • IDEA
      • Sobre
      • Equipa
      • Projetos
      • Atividades
      • Galeria
      • (Re)Cursos
      • Parceiros
      • OPA
      • Contactos
  • Plataformas
    • Inovar Alunos
    • Inovar PAA
    • Inovar Consulta
    • Inovar Sige
    • Moodle
    • Helpdesk
  • Serviços
    • Horário Serviços
    • Ementas
    • Bibliotecas
  • Divulgação
    • Notícias
    • Avisos
    • Concursos

Notícias

  • Home
  • Blog
  • Notícias
  • “Cultural Roots: Food, Music, Art and Local Heritage between Italy and Portugal”

“Cultural Roots: Food, Music, Art and Local Heritage between Italy and Portugal”

  • Categorias Notícias
  • Data 03 Dez

Entre 23 e 29 de novembro, o Agrupamento de Escolas de Vilela recebeu uma delegação de dez alunos e dois professores do Istituto Statale di Istruzione Superiore “Giuseppe Di Vittorio”, de Ladispoli (Itália), para uma semana intensiva de atividades culturais, educativas e de descoberta do património local. A mobilidade, desenvolvida ao abrigo da acreditação escolar 2025, teve como foco a valorização das raízes culturais, das tradições e da identidade partilhada entre Portugal e Itália, conforme previsto no programa oficial da semana .
A receção decorreu no dia 24, com visita guiada à escola e apresentações sobre património cultural feitas pelos alunos portugueses. Ao longo da semana, os visitantes participaram em diversas experiências educativas: uma visita ao Centro de Interpretação do Românico, oficinas práticas, e um percurso cultural pela cidade do Porto, incluindo locais emblemáticos como a Torre dos Clérigos, a Sé, a Ribeira e a Ponte D. Luís I.
A mobilidade integrou também momentos de forte componente prática, como uma sessão conjunta de confeção de gastronomia tradicional portuguesa, realizada na cozinha pedagógica do agrupamento. Esta atividade permitiu aos alunos contactar com sabores e técnicas culinárias locais, promovendo o intercâmbio cultural à mesa.
Outro ponto alto da semana foi a visita a Guimarães, berço da nacionalidade, seguida de um percurso por Braga e pelo Santuário do Bom Jesus. Estas visitas permitiram aos alunos italianos aprofundar o conhecimento sobre a história nacional e apreciar o património arquitetónico português.

A mobilidade terminou com uma sessão de avaliação e partilha de experiências entre alunos e professores, reforçando os laços criados e o valor pedagógico deste intercâmbio europeu. A semana ficou marcada pela convivência, pelo diálogo intercultural e pela construção de aprendizagens que vão muito além da sala de aula.

  • Compartilhe:
author avatar
Lúcia Letra

Post anterior

"Science in Art, Art in Science: Building Bridges between Rome and Porto"
03 Dez

Você também pode gostar

erasmusBaltar
“Science in Art, Art in Science: Building Bridges between Rome and Porto”
3 Dezembro, 2025
reciclar
Ação de Sensibilização Sobre Residuos
3 Dezembro, 2025
Floresta
Dia da Floresta Autóctone
2 Dezembro, 2025

Procurar

Categorias

  • Acolhimento (43)
    • 2021 (3)
    • 2022 (11)
    • 2023 (11)
    • 2023 EFP (3)
    • 2024 (11)
    • 2024 EFP (2)
    • 2025 (2)
    • 2025 EFP (1)
  • Alunos (2)
  • Avisos (23)
  • Clubes (57)
    • Ciência Viva (1)
    • Da Floresta (2)
    • Eco-Escolas (26)
    • Europeu (18)
    • Jornal (1)
    • Literacia Financeira (2)
    • Radio Escola (2)
    • Robotica (8)
    • Ser (6)
    • Xadrez (2)
  • Concursos (7)
    • concursos 2021 (1)
    • concursos 2022 (1)
    • concursos 2024 (1)
    • concursos 2025 (4)
  • EFP-EQAVET (7)
  • Erasmus+ (40)
    • 2019 (12)
    • 2020 (12)
    • 2021 (9)
    • 2022 (1)
    • 2023 (2)
    • 2024 (1)
  • Implementação/Envio (39)
    • 2021 (1)
    • 2022 (14)
    • 2022 EFP (3)
    • 2023 (4)
    • 2023 EFP (2)
    • 2024 (11)
    • 2024 EFP (4)
  • NIP (9)
  • Notícias (1.341)
  • Provas e Exames Nacionais (19)
    • provas exames nacionais 2022 (13)
    • provas exames nacionais 2023 (3)
    • provas exames nacionais 2024 (1)
    • provas exames nacionais 2025 (2)
  • PRR – Pessoas 2030 (19)
    • Cursos Profissionais (19)

Arquivo

  • Dezembro 2025 (4)
  • Novembro 2025 (31)
  • Outubro 2025 (39)
  • Setembro 2025 (8)
  • Agosto 2025 (9)
  • Julho 2025 (10)
  • Junho 2025 (36)
  • Maio 2025 (40)
  • Abril 2025 (36)
  • Março 2025 (28)
  • Fevereiro 2025 (14)
  • Janeiro 2025 (31)
  • Dezembro 2024 (13)
  • Novembro 2024 (16)
  • Outubro 2024 (14)
  • Setembro 2024 (6)
  • Agosto 2024 (4)
  • Julho 2024 (43)
  • Junho 2024 (24)
  • Maio 2024 (33)
  • Abril 2024 (33)
  • Março 2024 (37)
  • Fevereiro 2024 (41)
  • Janeiro 2024 (41)
  • Dezembro 2023 (17)
  • Novembro 2023 (26)
  • Outubro 2023 (22)
  • Setembro 2023 (12)
  • Agosto 2023 (4)
  • Julho 2023 (50)
  • Junho 2023 (73)
  • Maio 2023 (52)
  • Abril 2023 (40)
  • Março 2023 (45)
  • Fevereiro 2023 (33)
  • Janeiro 2023 (26)
  • Dezembro 2022 (40)
  • Novembro 2022 (39)
  • Outubro 2022 (22)
  • Setembro 2022 (6)
  • Agosto 2022 (23)
  • Julho 2022 (67)
  • Junho 2022 (70)
  • Maio 2022 (51)
  • Abril 2022 (52)
  • Março 2022 (43)
  • Fevereiro 2022 (21)
  • Janeiro 2022 (35)
  • Dezembro 2021 (11)
  • Novembro 2021 (7)
  • Outubro 2021 (4)
  • Setembro 2021 (2)
  • Junho 2021 (2)

Últimas notícias

“Cultural Roots: Food, Music, Art and Local Heritage between Italy and Portugal”
03Dez2025
“Science in Art, Art in Science: Building Bridges between Rome and Porto”
03Dez2025
Ação de Sensibilização Sobre Residuos
03Dez2025
 
LOGO_AEV_2014_NEGATIVO

Av. José Ferreira da Cruz, nº 263, 4580-651 Vilela
Paredes
Latitude: 41.236835
Longitude: -8.396074

936 959 108
936 958 917
255 880 570 *

* Chamada para Rede Fixa Nacional

geral@esvilela.pt
Facebook-f Instagram
BarraCofinanciamento_PESSOAS2030_com letring
Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão (PESSOAS 2030)

Tipologia de operação Cursos Profissionais
2024/2025
 
Código da operação PESSOAS-FSE+-00965500
2023/2024
 
Código da operação PESSOAS-FSE+-00552400

Efetuar o download da app Inovar Professor:

Efetuar o download da app Unicard SIGE:

Efetuar o download da app DCS:

 

Agrupamento de Vilela. Todos os direitos reservados © 2025

  • Ligações Úteis
  • Regulação Geral da Proteção de Dados
  • Contactos