Cul Solid Art – Uma Youth Exchange na Eslovénia V
Em partilha, os testemunhos das participantes e das teamleaders:

[Ana Alves]
Participei na Youth Exchange “CuldsolidArt vol.II”, que decorreu entre os dias 17 a 26 de outubro de 2025. Durante os 10 dias do projeto, não só melhorei o meu inglês, como também cresci muito a nível pessoal. Uma das partes mais marcantes foi a visita a um lar de idosos e a um centro de sem-abrigos. Foi um dia verdadeiramente emocionante, que me fez perceber o verdadeiro significado da solidariedade e da empatia. Durante o projeto, fomos divididos em vários grupos (dança, fotografia, jornalismo, canto, escrita…). Eu escolhi o grupo da dança, e hoje tenho a certeza de que fiz a escolha certa. Tive a oportunidade de conviver com pessoas fantásticas, cheias de energia, criatividade e boa disposição. Os dias das despedidas foram, sem dúvida, os mais difíceis. É incrível como, ao fim de apenas 10 dias, aquelas 40 pessoas, com idades diferentes, de países diferentes, de línguas diferentes, com culturas diferentes, se tornaram uma verdadeira família para mim. Já participei em vários projetos Erasmus+, mas foi a primeira vez que tive a oportunidade de viver a experiência de um Youth Exchange. E posso dizer que foi um dos melhores projetos em que já participei. Aprendi muito a nível pessoal, fiz amizades incríveis e tive a oportunidade de conviver verdadeiramente com pessoas de outros países, partilhámos quartos, refeições, atividades e momentos que jamais vou esquecer. Nenhum outro projeto Erasmus+ me fez sentir desta forma, por isso também quero agradecer por esta oportunidade que me foi dada, foi um dos melhores projetos da minha vida. Obrigada!

[Carla Carvalho]
Testemunho: CulSolidArt_Testemunho_CarlaCarvalho

[Filipa Dias]
Testemunho: CulSolidArt vol II Testemunho Filipa

[Lara Salgado]
Estes dias que estive na Eslovénia foram muito especiais, maravilhosos e incríveis. O projeto deu-me imensas oportunidades, como melhorar o meu inglês, conhecer pessoas novas, culturas e até mesmo aprender palavras noutras línguas que era super engraçado. A ida ao lar de idosos foi um dia supermarcante para mim e acho que para todos os participantes foi um dia de muitas emoções, principalmente SAUDADE. O espetáculo final foi um momento incrível, em que cada grupo treinou muito para atingir os seus objetivos. Os grupos eram de dança, arte teatro, jornalismo etc. O meu grupo era o da dança e foi a minha melhor opção as pessoas com que trabalhei eram fantásticas, eu adorei e estávamos todos em sintonia. O último dia foi muito triste porque as despedidas são sempre tristes e o facto de pensar que nunca mais os vou ver na vida ainda me deixa mais triste , mas deste projeto levo grandes aprendizagens e também me ensinou que somos todos iguais, mesmo sendo de países diferentes. As memórias são imensas e as saudades também, mas só se perde o contacto se quisermos…
Queria agradecer por esta oportunidade que me foi dada, sem dúvida uma das melhores experiências de vida. Obrigada.

[Madalena Ferras]

[Matilde Andrade]
Participei na Youth Exchange “CuldsolidArt vol. II”, que decorreu entre os dias 17 e 26 de outubro de 2025. Um dos momentos mais marcantes deste projeto foi a visita a um lar de idosos e a um centro de apoio a pessoas sem-abrigo,foi um dia verdadeiramente emocionante, que me fez compreender e repensar o verdadeiro sentido da solidariedade e empatia. Ao longo do projeto, fomos divididos por vários grupos (dança, fotografia, jornalismo, canto, escrita, entre outros). Optei pelo grupo de dança para sair da minha zona de conforto tenho a certeza de que foi a melhor escolha. Tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis. Os últimos dias, dedicados às despedidas, foram sem dúvida os mais difíceis. É impressionante como, em apenas 10 dias, 40 pessoas de idades, países, línguas e culturas diferentes conseguiram criar laços tão fortes e tornar-se uma verdadeira família. Nunca tinha participado em nenhum projeto Erasmus+ então no início estava muito stressada mas depois percebi que foi com toda a certeza uma das melhores experiências da minha vida. Aprendi imenso, fiz amizades que vou guardar para sempre e tive a oportunidade conviver diáriamente com pessoas de vários países.
Estou profundamente grata por esta oportunidade foi, sem dúvida, uma das experiências mais enriquecedoras e memoráveis da minha vida. Obrigada.

[Sofia Brito]
Fiz parte da Youth Exchange “CulSolidArt vol. II” que decorreu entre dia 17 a 26 de outubro de 2025. Não foi a minha primeira experiência Erasmus+, no entanto, foi a minha primeira Youth Exchange. Éramos por volta de 40 pessoas numa só casa, moramos todos juntos durante os 10 dias de projeto. Partilhamos quartos, refeições, histórias, risos, emoções, lágrimas uns com os outros, isto criou um sentimento de família que estava presente no coração de cada um. Ficámos mais próximos de alguns e menos próximos de outros, mas as conexões criadas a partir deste projeto ficam para sempre. Eu tinha expectativas altas para este Erasmus+, mas o que aconteceu durante os 10 dias em que estive na Eslovénia superou todas elas. Esta experiência mudou a minha vida e a minha perspetiva sobre o mundo e incentivou-me a tornar-me uma pessoa melhor. As atividades que realizamos relacionadas à solidariedade tornaram-me ainda mais empática, a parte cultural deu-me muito mais conhecimento sobre países em que nunca tinha pensado antes e a arte libertou o meu espírito criativo e permitiu-me ser eu mesma. Eu não trocaria esta viagem por nada.
Saí da Eslovénia, mas deixei lá o meu coração.

