Cul Solid Art – Uma Youth Exchange na Eslovénia II
Partilhamos os diários desta mobilidade, feitos pelas participantes – os três primeiros dias:
D1 – 17/10/2025
Foi-nos pedido um testemunho diário das atividades realizadas durante a Youth Exchange na Eslovénia.
Este dia foi maioritariamente passado entre viagens, primeiro uma de avião até Veneza e, depois, uma de transfer até Murska Sobota, onde apanhamos um táxi até ao alojamento, em Markovci. Apesar de não estarem planeadas atividades, durante a viagem o grupo tornou-se mais íntimo e, após chegada, já conhecemos alguns dos participantes deste projeto.
D2 – Dia 18/10/2025
Hoje começámos o dia com uma breve informação sobre o projeto e como iria funcionar.
Fomos para o exterior e começámos a jogar alguns jogos “quebra gelo”. Várias atividades do género e cada país apresentou o seu jogo para quebrar o gelo.
Almoçámos, tivemos algum tempo livre e começámos a interagir com pessoas dos outros países.
Da parte da tarde fizemos um jogo muito engraçado em roda, dando as mãos, e tínhamos de passar um arco por todos sem usar as mãos. O segundo jogo foi cada país descreveu outro país através de desenhos e depois apresentámos.
Também recebemos um diário, onde temos de responder a algumas questões todos os dias e, finalmente, descobrimos o que é “ballerina Cappuccina”: basicamente pegamos no boneco e falamos sobre o dia, descrevendo-o.
Depois do jantar, tivemos a apresentação dos snacks de cada país e tivemos a oportunidade de provar comida diferente e aprender sobre a cultura desses países.
Por fim, estivemos a dançar todos os países com músicas típicas de cada país.
Dia3 – 19/10/2025
Hoje começámos o dia com uma pequena reunião para dividir as pessoas em grupo para depois fazermos um projeto final que vamos apresentar no último dia.
Fomos para o exterior e tivemos uma sessão de terapia com arte e no final a terapeuta conseguiu avaliar a nossa saúde mental através dos desenhos. Depois cada país esteve a apresentar os três objetos que trouxe para representar a sua cultura em que as categorias eram: um objeto que representa a solidariedade, a arte e outro que representa a cultura.
Almoçámos, tivemos algum tempo livre e fomos visitar a vila e campos verdes que rodeiam o nosso alojamento.
Da parte da tarde fizemos um jogo muito engraçado, em roda, onde uma pessoa era o líder e tinha de fazer passos de dança de acordo com uma música e os outros restantes na roda tinham de imitar esse líder (sem dar muito nas vistas) e depois uma pessoa, fora da roda, tinha de adivinhar qual era o líder.
Depois do energizer cada grupo que foi selecionado na reunião da manhã, reuniu se para falar sobre ideias para o projeto final e organizar o trabalho.
Também respondemos às questões do diário sobre como foi o nosso dia e fizemos a atividade da “ballerina Cappuccina “:pegamos no boneco e falamos sobre o dia, descrevendo-o.
Por fim, depois do jantar, tivemos a apresentação da Croácia e Eslovénia (“national night”) e tivemos a oportunidade de conhecer a cultura os dois países melhor. Para além disso, em cada mesa tínhamos duas folhas de perguntas sobre cada país onde escrevemos as respostas de acordo com a apresentação que ouvimos.





