Concurso Nacional Leitura – fase concelhia
No dia 28 de fevereiro decorreu a fase concelhia, do XVI Concurso Nacional de Leitura na biblioteca Municipal de Paredes. Do nosso agrupamento estiveram presentes os doze alunos apurados na primeira fase. Juntos com outros tantos dos sete agrupamentos/escolas do concelho de Paredes realizaram a prova escrita, e afirme-se desde já com excelentes resultados. No entanto, apenas cinco alunos, de cada ciclo puderam passar à fase seguinte, a prova de palco, prestada com a leitura de um excerto da obra a concurso e da devida justificação, perante um júri composto por um elemento da BM, um elemento da Câmara Municipal e uma convidada. Duas das nossas alunas prestaram essa prova de forma exímia, numa leitura ritmada, fluente, numa defesa claramente substanciada. A participação neste evento permitiu aos alunos envolvidos, ler de uma outra forma: conhecer as obras que não leram, os pontos de vista similares ou não, o interesse da obra nos dias de hoje, apesar de pelo menos duas das obras, serem do século(s) passado(s).
Foi uma atividade muito interessante, pena que apenas foram seleccionados três alunos por ciclo para representarem o nosso município na fase seguinte, a Intermunicipal, que decorrerá no dia 19 de abril, on-line, na Biblioteca Municipal de Matosinhos. Congratulamo-nos com o apuramento de duas das nossas alunas Mariana Oliveira, 6.ºRC e Francisca Alves, 12.ºVA.
Parabéns a TODOS! Foram todos vencedores! Venceram medos de estar, ler e falar perante uma plateia! Conheceram e conversaram com outros alunos de outras escolas; conheceram a Biblioteca Municipal! Leram mais! Leram de outras maneiras! Até nós, professores, fomos nessa tarde, alunos perante autênticos mestres! Continua a valer a pena participar, incentivar, insistir, LER.