Comemoração 50 anos do 25 de Abril 1974
No contexto das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, foram realizadas várias atividades, em parceria com o Eco Escolas, Clube Europeu, Biblioteca Escolar, Clube das Artes e o Clube Rádio Escola. As atividades iniciaram com uma exposição na Biblioteca de Rebordosa sobre a educação no Estado Novo. Realizaram-se workshops de cravos como forma de homenagear o símbolo da Revolução dos Cravos, permitindo que os alunos conhecessem a sua história e significado assim como realizado um mural com a reprodução de cartazes históricos. Essa iniciativa proporcionou uma viagem visual pela memória da revolução, permitindo entender melhor os eventos e ideais que marcaram esse período crucial na história de Portugal.
Os alunos entrevistaram familiares que viveram o 25 de Abril, com o intuito de preservar as memórias e testemunhos daqueles que viveram a revolução.
Foram produzidas exposições, cronologias, vídeos e podcasts abordando diversos aspetos do 25 de Abril, desde o contexto histórico até as suas repercussões na sociedade portuguesa. Para responder a questões sobre a guerra colonial e o impacto da Revolução do 25 de Abril de 1974 na sociedade atual marcaram presença o senhor António Santos natural de Rebordosa e a Dra. Catarina Martins, candidata a Eurodeputada nas eleições de 9 de junho.
Para encerrar as comemorações dos 50 anos da revolução foi realizado na cidade do Porto pelos alunos do 12ºRC, o percurso efetuado pelos militares que após ouvirem a música “Grândola Vila Morena” na rádio juntaram-se no CICA e daqui saíram para tomar o Quartel de Santo Ovídio, na Praça da República. Ainda hoje, os portuenses se deslocam até à Praça da Liberdade e à Avenida dos Aliados, o coração da cidade, para festejar o 25 de Abril – Dia da Liberdade.
As atividades desenvolvidas tiveram como objetivo promover o conhecimento histórico, fortalecer os valores democráticos, o espírito crítico e o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e livre.