Aula Campo à Mata da Cavada
Um grupo de alunos da Associação de Estudantes da Escola Secundaria de Vilela da turma do 12.º VB, autores do trabalho intitulado “Verde Invasor, Cinza Sofredora”, inserido no projeto nacional Nós Propomos, organizou uma aula de campo na Mata da Cavada, localizada nas imediações da Escola Secundária de Vilela, no dia 25 de fevereiro. A atividade contou com o apoio dos professores Eduarda Moreira, Emídio Baptista, Carla Cardoso e David Magalhães, e teve a participação dos alunos do 7.º VC, 10.º VB, bem como dos colegas, de turma, da equipa dinamizadora.
Pretendeu-se, com a ação, alertar para a existência das espécies invasoras, dos fogos florestais e do excesso de resíduos sólidos depositados no local, problemas identificados no trabalho desenvolvido. As temáticas inserem-se nos domínios da educação ambiental e desenvolvimento sustentável de Cidadania e Desenvolvimento e no Plano de Ação do Eco Escolas da Escola Básica e Secundária de Vilela.
Durante o percurso, os alunos observaram a invasão do espaço por espécies exóticas e invasoras, como o eucalipto e a acácia australiana (mimosa), que, devido à sua rápida reprodução, crescimento acelerado e grande capacidade de ocupação, colocam em risco a sobrevivência de espécies nativas, como o sobreiro.
Além disso, foi explicado o processo de introdução dessas espécies no país, como se espalharam por todo o território e o impacto que têm na perda de biodiversidade. Os participantes também realizaram o plogging, recolhendo o lixo encontrado na área, e observaram as zonas afetadas pelos incêndios florestais. Durante o percurso, os alunos mostraram-se atentos e interessados, colocando questões muito pertinentes.