AITJobs – Mobilidade Polónia
Na semana de 07 a 12 de junho, dois docentes e quatro alunos das escolas EB2/3 e secundária de Rebordosa e Vilela, integraram a última mobilidade do projeto Erasmus+ AITJobs e deslocaram-se à cidade de Łódź, na Polónia.
O projeto inclui-se na temática da Inteligência Artificial (IA) e consiste numa parceria entre seis escolas: Lycée Blaise Pascal (França); Lykeio Agiou Antoniou (Chipre); Liceum Ogolnoksztalcace Umiejetnosci Tworczych (Polónia); Liceul Tehnologic “Traian Vuia (Roménia) e a nossa escola, Agrupamento de Escola de Vilela (Paredes).
Esta mobilidade incidiu sobre a temática “Arte e Novas Tecnologias”. A escola anfitriã proporcionou um programa que contemplou palestras sobre as várias temáticas contempladas pelo projeto nas quais os alunos puderam interagir, bem como visitar vários pontos de interesse da cidade que constituíram importantes focos de aprendizagem, pois permitiram aos alunos uma melhor perceção da evolução da tecnologia e dos seus impactos na daily life, nomeadamente: Os Museus da Cidade e de Arte Moderna de Łódź; o Centro de Ciência e Tecnologia EC1 – centro de ciência localizado na antiga Central Elétrica de Calor e o Planetário.
A reflexão final elaborada pelo grupo de docentes que integram o projeto, determinou que a sua finalidade, de promover nos alunos a reflexão sobre as transformações e desafios, que na atualidade o mundo de trabalho continua a atravessar, colocados pelo avanço científico e, sobretudo, tecnológico, nomeadamente, o seu impacto ao nível do desaparecimento de empregos, por um lado e a criação de novos empregos, por outro, foi amplamente conseguida.
Pelo narrado, constata-te que este intercâmbio se figurou como uma aprendizagem muito rica, pela troca de experiências a nível cultural, social, mas sobretudo educacional.