À conversa com o Prof. Domingos Lopes – O Papel da floresta na preservação ambiental
No dia 25 de maio, na Escola Básica e Secundária de Vilela, o Programa Eco-Escolas em articulação com o Clube europeu, receberam na sala Multimédia da nossa escola, o Professor Doutor Domingos Manuel Mendes Lopes, Co-Diretor do 1º Ciclo em Engenharia e Biotecnologia Florestal e Arquitetura Paisagista; Professor Auxiliar da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Vice-Presidente da Fundação Côa Parque. De tarde a Escola Básica e Secundária de Rebordosa recebeu a mesma palestra.
Foram abordados com entusiasmo e interesse os seguintes temas
Uma arvore, só por si, é fator de inspiração e de vida. Ela pode tornar mais humano um espaço estéril. Ela pode albergar vida. Ela pode inspirar poetas. Ela pode dar frutos e alimentar. Uma árvore pode ser relevante pelas flores que dá, pelos frutos que possa dar, pela sombra e pelo oxigénio. Pela sua textura. Porque alberga vida. Porque nos inspira. Uma árvore pode fazer a diferença e esconder em si mesma muitas histórias de pessoas e fazer a diferença por existir. Eu gosto particularmente de árvores.
Uma associação de árvores gera uma floresta e encerra em si mesmo muito mais do que uma mera associação de árvores. Uma floresta é um espaço mágico e que alberga uma imensidão de biodiversidade. O sistema radicular alberga-se no solo e interage com ele de forma exemplar. A floresta cede ao solo matéria orgânica para o melhorar, mas o solo é suporte e fornecedor de vida para as árvores e arbustos da floresta. Esta simbiose envolve uma complexidade de seres vivos e merece a nossa reflexão.
Foi uma palestra enriquecedora e motivadora, onde o objetivo principal foi transmitir e sensibilizar aos jovens valores como a sustentabilidade e a educação ambiental.