Cul Solid Art – Uma Youth Exchange na Eslovénia I
CulSolidArt vol. II é a continuação de um intercâmbio juvenil bem-sucedido realizado em 2023, onde os jovens descobriram como a cultura, a solidariedade e a arte podem conectar comunidades e inspirar mudanças. Incentivado pelas amizades, competências e resultados da primeira edição, este projeto dá um passo adiante com a criação de uma música original, um videoclipe e uma apresentação final em Murska Sobota.
O principal objetivo foi mostrar como a arte pode ser uma ferramenta para combater a discriminação, promover os direitos humanos e incentivar a solidariedade, ao mesmo tempo que aborda temas importantes como a paz, a saúde mental e a compreensão intercultural.
O intercâmbio teve a duração de 10 dias (entre 17 e 26 de outubro de 2025) e reuniu 39 participantes de seis países: Portugal (AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILELA), Eslovénia (DRUŠTVO KREATIVNE MLADINE) , Roménia (ASOCIATIA SUPER TINERI – ASIRYS), Croácia (ZAGORSKA KREATIVNA UDRUGA MLADIH), Itália (CENTRO SERVIZI PER IL VOLONTARIATO ABRUZZO – ENTE DEL TERZO SETTORE) e Polónia (LICEUM OGOLNOKSZTALCACE IM. H. SIENKIEWICZA W LANCUCIE).
As atividades decorreram em Markovci e Murska Sobota e basearam-se em métodos de educação não formal, tais como:
•Oficinas criativas: pintura, música, teatro, graffiti, artesanato
•Preparação de uma apresentação final, videoclip e canção original
•Visitas a organizações locais (lares de idosos, abrigos para sem-abrigo, centros interculturais) para estabelecer contacto com grupos vulneráveis
•Jogos de formação de equipas e atividades ao ar livre
•Noites interculturais para partilhar comida, tradições e cultura
•Discussões abertas e debates sobre direitos humanos, discriminação e solidariedade
•Reflexões diárias e sessões de autorreflexão
•Oficinas de sustentabilidade: redução de resíduos, reciclagem criativa, hábitos ecológicos, transportes ecológicos
O grupo português, em representação do Agrupamento de Escolas de Vilela, contou com as alunas Sofia Brito, Matilde Andrade, Lara Salgado, Filipa Dias e Ana Alves, acompanhadas pelas professoras Carla Carvalho e Madalena Ferras.

