Creative Earth – Mobilidade a Cuenca, Espanha
De 28 de setembro a 4 de outubro de 2025 decorreu, em Espanha, uma mobilidade no âmbito do projeto Erasmus+ “Creative Earth”, com a participação de professoras e alunos das escolas envolvidas. A atividade teve lugar na escola “Instituto Alfonso VIII”, em Cuenca, Espanha.
Durante a mobilidade, os alunos participaram em várias oficinas relacionadas com o tema da arte, explorando diferentes materiais e dando largas à sua criatividade sob diversas perspetivas.
Pretendeu-se, com esta experiência, aumentar a cultura dos alunos, proporcionar-lhes experiências interculturais enriquecedoras através da partilha de boas práticas, reforçar a aprendizagem de vocabulário em inglês relacionado com o tema, bem como dar-lhes a oportunidade de conhecer outros sistemas educativos e sensibilizá-los para uma cidadania europeia ativa e para o desenvolvimento sustentável.
Ao longo da semana, foram realizadas atividades muito diversificadas, que incluíram momentos de degustação de produtos típicos — como o “pequeno-almoço mediterrânico” e o lanche-convívio final —, passeios na natureza (no Parque Nacional El Hosquillo e nos Callejones de las Majadas), visitas a museus (como o Museu do Prado e o Museu de Arte Abstrata), à Câmara Municipal (Ayuntamiento) de Cuenca, ao Palácio Real de Madrid, bem como a bairros históricos das cidades de Cuenca e Madrid. Os alunos participaram ainda na realização de uma emissão para a rádio da escola espanhola.
O balanço desta mobilidade foi muito positivo, uma vez que os alunos participaram com entusiasmo e demonstraram grande sentido de responsabilidade, tanto na preparação como na concretização das tarefas propostas.
Para o sucesso desta atividade, contribuiu também de forma significativa a dedicação exemplar das famílias de acolhimento, que proporcionaram aos nossos alunos momentos únicos de convivência e partilha. Esta experiência permitiu-lhes desenvolver as suas competências linguísticas e sociais, num ambiente saudável e acolhedor, contribuindo assim para a construção de uma Europa mais unida e tolerante, num mundo mais sustentável, em conformidade com o lema:
«A Europa une-nos».