• O Agrupamento
    • Sobre Nós
      • A Nossa História
      • Escolas do Agrupamento
      • Contactos
      • Regulação Geral da Proteção de Dados
    • Organização
      • Equipa do Diretor
      • Conselho Geral
      • Conselho Pedagógico
      • Conselho Administrativo
    • Estruturas
      • Departamentos
      • Áreas Disciplinares
      • Conselhos de Ano
      • Coordenação dos Diretores de Turma
      • Coordenação dos Diretores de Curso
      • Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva
      • Coordenação da Estratégia de Cidadania na Escola
      • Coordenação do Plano Anual de Atividades
      • Equipa de Avaliação Interna
      • Serviços Técnicos Especializados
      • Equipa EQAVET
      • Equipa PADDE
    • Escola Sede do CFAEPPP
  • Documentos AEV
    • Carta Ética
    • Projeto Educativo
      • Projeto Educativo
      • PEASEV
    • Regulamento Interno
    • Regulamentos Específicos
    • Plano Anual de Atividades
      • Plano
      • Agenda
    • PEECE
    • PEPCA Código de Conduta
    • EFP-EQAVET
    • PADDE
    • PTD
    • Contrato de Autonomia
    • RGPC
    • Plano Cultural de Escola
  • Alunos
    • Calendário Escolar
    • Oferta Formativa
    • Manuais
    • Critérios de Avaliação
    • Provas e Exames Nacionais
    • Associação de Estudantes
    • Associação de Pais e Encarregados de Educação
    • SOS Bullying
    • Política de utilização das TIC
  • Projetos
    • Erasmus+
      • Projetos
      • Acreditação
      • Formulário de candidatura
      • Critérios de seleção
    • Etwinning
    • Clubes
    • Vilela Literária
    • PRR – Pessoas 2030
      • Centro Tecnológico de Informática
      • Plano de Recuperação das Aprendizagens
      • Cursos Profissionais
    • IDEA
      • Sobre
      • Equipa
      • Projetos
      • Atividades
      • Galeria
      • (Re)Cursos
      • Parceiros
      • OPA
      • Contactos
  • Plataformas
    • Inovar Alunos
    • Inovar PAA
    • Inovar Consulta
    • Inovar Sige
    • Utilatas
    • Moodle
    • Helpdesk
  • Serviços
    • Horário Serviços
    • Ementas
    • Bibliotecas
  • Divulgação
    • Notícias
    • Avisos
    • Concursos
Alguma questão?
255 880 570
939 524 631
936 962 773
geral@esvilela.pt
logos
Agrupamento de Escolas de Vilela
  • O Agrupamento
    • Sobre Nós
      • A Nossa História
      • Escolas do Agrupamento
      • Contactos
      • Regulação Geral da Proteção de Dados
    • Organização
      • Equipa do Diretor
      • Conselho Geral
      • Conselho Pedagógico
      • Conselho Administrativo
    • Estruturas
      • Departamentos
      • Áreas Disciplinares
      • Conselhos de Ano
      • Coordenação dos Diretores de Turma
      • Coordenação dos Diretores de Curso
      • Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva
      • Coordenação da Estratégia de Cidadania na Escola
      • Coordenação do Plano Anual de Atividades
      • Equipa de Avaliação Interna
      • Serviços Técnicos Especializados
      • Equipa EQAVET
      • Equipa PADDE
    • Escola Sede do CFAEPPP
  • Documentos AEV
    • Carta Ética
    • Projeto Educativo
      • Projeto Educativo
      • PEASEV
    • Regulamento Interno
    • Regulamentos Específicos
    • Plano Anual de Atividades
      • Plano
      • Agenda
    • PEECE
    • PEPCA Código de Conduta
    • EFP-EQAVET
    • PADDE
    • PTD
    • Contrato de Autonomia
    • RGPC
    • Plano Cultural de Escola
  • Alunos
    • Calendário Escolar
    • Oferta Formativa
    • Manuais
    • Critérios de Avaliação
    • Provas e Exames Nacionais
    • Associação de Estudantes
    • Associação de Pais e Encarregados de Educação
    • SOS Bullying
    • Política de utilização das TIC
  • Projetos
    • Erasmus+
      • Projetos
      • Acreditação
      • Formulário de candidatura
      • Critérios de seleção
    • Etwinning
    • Clubes
    • Vilela Literária
    • PRR – Pessoas 2030
      • Centro Tecnológico de Informática
      • Plano de Recuperação das Aprendizagens
      • Cursos Profissionais
    • IDEA
      • Sobre
      • Equipa
      • Projetos
      • Atividades
      • Galeria
      • (Re)Cursos
      • Parceiros
      • OPA
      • Contactos
  • Plataformas
    • Inovar Alunos
    • Inovar PAA
    • Inovar Consulta
    • Inovar Sige
    • Utilatas
    • Moodle
    • Helpdesk
  • Serviços
    • Horário Serviços
    • Ementas
    • Bibliotecas
  • Divulgação
    • Notícias
    • Avisos
    • Concursos

Notícias

  • Home
  • Blog
  • Notícias
  • Visita de Estudo à Oficina da Regueifa e do Biscoito de Valongo

Visita de Estudo à Oficina da Regueifa e do Biscoito de Valongo

  • Categorias Notícias
  • Data 31 Mai
Alunos do 12.º RA da Escola Básica e Secundária de Rebordosa exploram identidade e cidadania em Valongo
No passado dia 13 de maio, os alunos da turma 12.º RA da Escola Básica e Secundária de Rebordosa participaram numa visita de estudo a Valongo que reuniu, num só percurso, cultura, património, tradição e cidadania ativa — numa conjugação exemplar entre o saber científico e a valorização do território.
A jornada teve início com uma atividade interativa na Oficina da Regueifa e do Biscoito, onde os alunos puderam conhecer, de forma prática e sensorial, os processos de confeção artesanal destes produtos identitários da região. Esta componente permitiu reforçar aprendizagens relacionadas com a Biotecnologia, uma temática central do programa de Biologia do 12.º ano, enquanto promoveu também a compreensão da importância do património imaterial na construção das identidades locais. O momento foi ainda enriquecido com a exibição de um vídeo introdutório que contextualizou historicamente a origem e evolução desta tradição, criando um enquadramento visual e narrativo que favoreceu uma maior compreensão do significado cultural da regueifa e do biscoito.
Seguiu-se a visita ao Museu Municipal de Valongo, onde os alunos contactaram com uma exposição dedicada aos Bugios de Sobrado, manifestação única do concelho que funde tradição religiosa e expressão popular, com raízes profundas na história local. Este momento permitiu um olhar sobre as práticas culturais e festivas da região, despertando reflexões sobre a diversidade de formas de viver e preservar o património.
A visita culminou na Câmara Municipal de Valongo, onde os alunos tiveram oportunidade de apreciar a maquete do ambicioso projeto da futura Casa da Democracia, um espaço emblemático e de grande valor simbólico. Este equipamento, que se prevê venha a ser um lugar de encontro e participação cívica, destaca-se pela sua forma inspirada numa trilobite, evocando o riquíssimo património paleontológico do concelho e estabelecendo uma ponte entre o passado geológico e o futuro democrático.
A visita revelou-se uma experiência formativa abrangente, onde os alunos puderam não apenas consolidar aprendizagens curriculares, mas também reconhecer o valor do território em que vivem, enquanto espaço de história, ciência, cultura e cidadania. Uma verdadeira aula ao vivo — onde a ciência e a identidade caminharam lado a lado.
  • Compartilhe:
author avatar
Lúcia Letra

Post anterior

Comemoração do Dia da Mãe - EB da Serrinha
31 Mai

Próximo post

Guardiões dos Polinizadores
01 Jun

Você também pode gostar

Erasmus+ “See Your Sea Benefits”
16 Junho, 2025

No âmbito do programa Erasmus+ “See Your Sea Benefits”, um grupo de alunos do 8.º ano teve a oportunidade de participar numa mobilidade à cidade de Augusta, na Sicília, Itália. Esta experiência inseriu-se nas atividades de consciencialização e proteção do meio marinho, promovendo o intercâmbio cultural e científico entre escolas …

peter
teatro musical “Peter Pan”
16 Junho, 2025
peter
Peter Pan e a Ilha dos 3 Olhos
16 Junho, 2025

Procurar

Categorias

  • Acolhimento (37)
    • 2021 (3)
    • 2022 (11)
    • 2023 (11)
    • 2023 EFP (3)
    • 2024 (9)
    • 2024 EFP (1)
  • Avisos (17)
  • Clubes (45)
    • Ciência Viva (1)
    • Da Floresta (2)
    • Eco-Escolas (20)
    • Europeu (17)
    • Radio Escola (2)
    • Robotica (5)
    • Ser (6)
    • Xadrez (2)
  • Concursos (3)
    • concursos 2021 (1)
    • concursos 2022 (1)
    • concursos 2024 (1)
  • EFP-EQAVET (7)
  • Erasmus+ (37)
    • 2019 (12)
    • 2020 (12)
    • 2021 (9)
    • 2022 (1)
    • 2023 (2)
    • 2024 (1)
  • Implementação/Envio (28)
    • 2021 (1)
    • 2022 (14)
    • 2022 EFP (3)
    • 2023 (4)
    • 2023 EFP (2)
    • 2024 (4)
  • NIP (9)
  • Notícias (1.250)
  • Provas e Exames Nacionais (18)
    • provas exames nacionais 2022 (13)
    • provas exames nacionais 2023 (3)
    • provas exames nacionais 2024 (1)
    • provas exames nacionais 2025 (1)
  • PRR – Pessoas 2030 (12)
    • Cursos Profissionais (12)

Arquivo

  • Junho 2025 (28)
  • Maio 2025 (40)
  • Abril 2025 (36)
  • Março 2025 (28)
  • Fevereiro 2025 (14)
  • Janeiro 2025 (31)
  • Dezembro 2024 (13)
  • Novembro 2024 (16)
  • Outubro 2024 (15)
  • Setembro 2024 (6)
  • Agosto 2024 (4)
  • Julho 2024 (43)
  • Junho 2024 (24)
  • Maio 2024 (33)
  • Abril 2024 (33)
  • Março 2024 (37)
  • Fevereiro 2024 (41)
  • Janeiro 2024 (41)
  • Dezembro 2023 (17)
  • Novembro 2023 (26)
  • Outubro 2023 (22)
  • Setembro 2023 (12)
  • Agosto 2023 (4)
  • Julho 2023 (50)
  • Junho 2023 (73)
  • Maio 2023 (52)
  • Abril 2023 (40)
  • Março 2023 (45)
  • Fevereiro 2023 (33)
  • Janeiro 2023 (26)
  • Dezembro 2022 (40)
  • Novembro 2022 (39)
  • Outubro 2022 (22)
  • Setembro 2022 (6)
  • Agosto 2022 (23)
  • Julho 2022 (67)
  • Junho 2022 (70)
  • Maio 2022 (51)
  • Abril 2022 (52)
  • Março 2022 (43)
  • Fevereiro 2022 (21)
  • Janeiro 2022 (35)
  • Dezembro 2021 (11)
  • Novembro 2021 (7)
  • Outubro 2021 (4)
  • Setembro 2021 (2)
  • Junho 2021 (2)

Últimas notícias

Erasmus+ “See Your Sea Benefits”
16Jun2025
teatro musical “Peter Pan”
16Jun2025
Peter Pan e a Ilha dos 3 Olhos
16Jun2025
 
LOGO_AEV_2014_NEGATIVO

Av. José Ferreira da Cruz, nº 263, 4580-651 Vilela
Paredes
Latitude: 41.236835
Longitude: -8.396074

936 959 108
936 958 917
255 880 570 *

* Chamada para Rede Fixa Nacional

geral@esvilela.pt
Facebook-f Instagram
BarraCofinanciamento_PESSOAS2030_com letring
Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão (PESSOAS 2030)

Tipologia de operação Cursos Profissionais
2024/2025
 
Código da operação PESSOAS-FSE+-00965500
2023/2024
 
Código da operação PESSOAS-FSE+-00552400

Efetuar o download da app Inovar Professor:

Efetuar o download da app Unicard SIGE:

Efetuar o download da app DCS:

 

Agrupamento de Vilela. Todos os direitos reservados © 2025

  • Ligações Úteis
  • Regulação Geral da Proteção de Dados
  • Contactos