ESTRUTURAS
Departamentos
Os Departamentos desempenham um papel fundamental na organização e no desenvolvimento do trabalho pedagógico e educativo. O Agrupamento conta com seis Departamentos distintos, cada um responsável por uma área específica. Os Departamentos têm a função de coordenar as práticas pedagógicas, promover a articulação entre disciplinas, definir objetivos de aprendizagem e criar estratégias de apoio aos alunos, contribuindo para a qualidade do ensino. A colaboração entre os Departamentos é essencial para garantir uma educação integrada e adaptada às necessidades de cada estudante, promovendo o sucesso escolar em todas as etapas educativas.
MARIA ADELAIDE FERREIRA RIBEIRO DA SILVA
SÓNIA ROSA FERREIRA PINTO
PAULA CONCEIÇÃO GUIMARÃES RIBEIRO
DAVID JOSÉ LOPES MAGALHÃES
PAULA ISABEL CASTELO BRANCO DE SEQUEIRA RIBEIRO
paula.castelobranco@esvilela.pt
CÁRMEN LEONOR CARVALHO TEIXEIRA MIRANDA
Áreas Disciplinares
No Agrupamento de Escolas de Vilela, cada Departamento é responsável por coordenar e supervisionar várias Áreas Disciplinares, assegurando a articulação pedagógica e o desenvolvimento de práticas de ensino adequadas.
Os Departamentos dividem-se por áreas específicas, e no caso do Departamento de Expressões, está incluída a área não curricular de Educação Especial, que tem um papel crucial no apoio e inclusão de alunos com necessidades educativas específicas.
Os Departamentos, ao coordenarem diferentes Áreas Disciplinares e a Educação Especial, promovem uma educação abrangente e adaptada, fortalecendo a capacidade do Agrupamento de responder de forma eficaz às diversas necessidades dos alunos.
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAS E HUMANAS
HELENA ISABEL DA COSTA RODRIGUES M. FERNANDES
MARIA EDUARDA DA SILVA MOREIRA
ANA ALEXANDRA MARQUES MOREIRA
DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES
JOSÉ EMANUEL FERREIRA DOS SANTOS
TERESA MARIA CORREIA CASTRO
SÍLVIA ALEXANDRA OLIVEIRA LEAL FERREIRA
DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS
MARIA LUÍSA GONÇALVES S. VIEIRA DA SILVA
LEONOR MARIA TEIXEIRA GOMES MARQUES
ISABEL MARIA FERNANDES NUNES OLIVEIRA
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS
ANA PATRÍCIA GONÇALVES COELHO
DALILA ZÉLIA BRANCO OLIVEIRA
FLORBELA COSTA VIEIRA MOREIRA
SÉRGIO ARMANDO PINTO OLIVEIRA
CRISTINA MARIA VEIGA BRANDÃO CARNEIRO
Conselhos de Ano
No 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Vilela, os Conselhos de Ano desempenham um papel fundamental na organização e acompanhamento do percurso escolar dos alunos. Estes conselhos são constituídos pelos professores titulares de cada turma de um determinado ano de escolaridade e reúnem-se regularmente para planear, coordenar e avaliar as atividades pedagógicas. O principal objetivo é promover uma educação coesa e integrada, discutindo estratégias de ensino, adaptando métodos às necessidades dos alunos e assegurando a articulação entre as diferentes turmas. Desta forma, os Conselhos de ano contribuem para um ambiente educativo colaborativo, centrado no desenvolvimento harmonioso e no sucesso de cada aluno.
DEPARTAMENTO DO 1.º CICLO
MARIA DO AMPARO FERREIRA MACHADO
ANA SOFIA TORRES FREITAS
MÁRIO JORGE DA ROCHA MAGALHÃES
CARLA SANDRA PINTO CARVALHO
Coordenação dos Diretores de Turma
A Coordenação dos Diretores de Turma é uma função essencial para o bom funcionamento das turmas e para a integração da gestão pedagógica na escola. Os Coordenadores dos Diretores de Turma têm como principal responsabilidade apoiar e orientar os professores responsáveis pelas turmas, promovendo a troca de informações sobre o desempenho dos alunos e as estratégias pedagógicas mais adequadas.
CÉLIA MARIA FERRAZ QUEIRÓS
2.º ciclo
celia.queiros@esvilela.pt
MARIA JOSÉ MORAIS CAPELA PIRES
3.º ciclo
mariajose.pires@esvilela.pt
ANABELA DAS NEVES NOGUEIRA
Ensino Secundário Regular
anabela.nogueira@esvilela.pt
CARLA CRISTINA OLIVEIRA SILVA CARDOSO
Ensino Secundário Profissional
carla.cardoso@esvilela.pt
Coordenação dos Diretores de Curso
O Coordenador dos Diretores de Curso é responsável por orientar e apoiar os professores que acompanham os alunos de um determinado curso profissional, promovendo a articulação entre as diferentes áreas curriculares e garantindo que o currículo seja cumprido de forma eficaz. Essa coordenação também tem um papel importante na organização de atividades específicas do curso e na promoção de um ambiente de aprendizagem coeso e estimulante.
FERNANDO JORGE VIEIRA MACHADO PINHO
Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva
A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva tem como principal objetivo garantir que todos os alunos, incluindo os com necessidades educativas específicas, tenham acesso a uma educação de qualidade e equitativa. É composta por profissionais de diversas áreas que trabalham em conjunto para identificar as necessidades individuais dos alunos e elaborar estratégias de apoio personalizadas. A equipa colabora com os professores e com a família dos alunos, promovendo adaptações curriculares, apoio psicológico e terapêutico, e criando um ambiente escolar inclusivo e favorável ao desenvolvimento pleno de cada estudante.
Contacto: equipa.emaei@esvilela.pt
TERESA MARINA BARBOSA DE MAGALHÃES
MARIA TERESA LAGES BRÁS
Adjunta do Diretor
Coordenador do Departamento de Expressões
Coordenadora do Diretores de Turma do 2.º ciclo
Coordenadora dos Diretores de Turma do 3.º ciclo
Coordenador do Técnicos Especializados
Docente da Educação Especial
Coordenação da Estratégia de Cidadania na Escola
A Coordenação do Plano Estratégico de Cidadania da Escola tem como principal objetivo promover a formação integral dos alunos, visando o seu desenvolvimento como cidadãos conscientes, responsáveis e participativos. Trabalhando em estreita colaboração com professores, alunos e a comunidade escolar, o Coordenador garante que os valores da cidadania sejam integrados no currículo e na vida escolar, promovendo a reflexão crítica, o respeito pelas diferenças e o engajamento dos estudantes em ações que contribuam para uma sociedade mais justa e solidária.
CÉLIA MARIA FERRAZ QUEIRÓS
Coordenação do Plano Anual de Atividades
A Coordenação do Plano Anual de é responsável por planificar, organizar e monitorizar as atividades propostas para integrarem o Plano Anual de Atividades. Esta Coordenação tem como objetivo garantir que as atividades propostas atendam aos objetivos do Projeto Educativo, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos. O Coordenador trabalha em colaboração com os professores, diretores de turma, alunos e outros profissionais do Agrupamento, assegurando a articulação das atividades curriculares e extracurriculares.
Contacto: equipa.paa@esvilela.pt
HUGO MIGUEL COELHO RIBEIRO
ANA CRISTINA DOS SANTOS TEIXEIRA
Equipa de Avaliação Interna
A Equipa da Avaliação Interna tem como principal função promover e coordenar o processo de avaliação do desempenho do Agrupamento, com o objetivo de identificar pontos fortes e áreas de melhoria no contexto educativo. A equipa trabalha de forma colaborativa para recolher, analisar e interpretar dados sobre a qualidade do ensino e das práticas pedagógicas, contribuindo para a definição de estratégias de melhoria contínua.
Contacto: avaliacao.interna@esvilela.pt
MARIA QUITÉRIA LEAL COELHO BARBOSA
CELMA VALENTE SOUSA SANTOS
Representante do 1.º ciclo
JOÃO PEDRO DE SOUSA TEIXEIRA
Representante do 2.º ciclo
SANDRA CRISTINA MARQUES SOUSA
Representante do 3.º ciclo
MARIA EDUARDA DA SILVA MOREIRA
Representante do Ensino Secundário Regular
FERNANDO JORGE VIEIRA M. PINHO
Representante do Ensino Secundário Profissional
Técnicos Especializados
Os Técnicos Especializados desempenham um papel fundamental no apoio ao processo educativo, oferecendo conhecimentos e habilidades específicas em diversas áreas que complementam a atuação pedagógica na escola. Esses profissionais incluem psicólogos, que constituem o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), e terapeutas que trabalham diretamente com alunos, professores e famílias para atender às necessidades individuais e promover um ambiente escolar inclusivo e de apoio. Os Técnicos Especializados colaboram na identificação de dificuldades de aprendizagem, no acompanhamento de alunos com necessidades educativas específicas e na implementação de estratégias de intervenção, contribuindo para o desenvolvimento global dos estudantes e para a melhoria da qualidade do ensino.
Contacto: técnicos.especializados@esvilela.pt
Coordenador
MANUEL DOS SANTOS TEIGA GAMA
Psicólogo Quadro de Agrupamento
Elementos da Equipa
MARIA ALICE DE OLIVEIRA ALVES DE BRITO
Psicóloga ao abrigo do Fundo Social Europeu
DIANA MARIA FERREIRA DA ROCHA
Psicóloga ao abrigo do PNPSE
CÁTIA SOFIA PINHEIRO DA COSTA
Psicóloga (1/2 horário)
FRANCISCA NOGUEIRA PEREIRA
Terapeuta Ocupacional ao abrigo do PNPSEa
Equipa EQAVET
A equipa EQAVET (European Quality Assurance in Vocational Education and Training) desempenha um papel crucial no Agrupamento ao promover a qualidade e a eficácia na Educação e Formação Profissional (EFP). Através da implementação de um quadro de referência de qualidade, esta equipa apoia o desenvolvimento de processos e práticas que garantem a melhoria contínua do ensino e da formação oferecidos aos alunos.
O trabalho da equipa EQAVET envolve a análise e monitorização de indicadores-chave de qualidade, como a taxa de sucesso dos alunos, a inserção no mercado de trabalho, e a satisfação de alunos e empregadores. Esta equipa trabalha em articulação com professores, alunos, famílias e empresas, visando identificar pontos fortes e áreas de melhoria. Além disso, a EQAVET promove uma cultura de autoavaliação e de reflexão, essencial para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e para o alinhamento das formações com as necessidades do mercado de trabalho.
Contacto: eqavet.aev@esvilela.pt
ANTÓNIO EMÍDIO MENDES BAPTISTA
Subdiretor
ANA ISABEL MOREIRA MOUTINHO
Adjunta do Diretor para o Ensino Secundário
FERNANDO JORGE VIEIRA MACHADO PINHO
Coordenador dos Diretores de Curso do Ensino Profissional
CARLA CRISTINA OLIVEIRA SILVA CARDOSO
Coordenadora dos Diretores de Turma do Ensino Profissional
SÉRGIO ARMANDO PINTO OLIVEIRA
Representante da Área Disciplinar de Informática
Equipa PADDE
A equipa PADDE (Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas) é responsável por promover e apoiar a transformação digital no Agrupamento, facilitando a integração eficaz das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Este plano, alinhado com as diretrizes do Ministério da Educação, visa dotar os alunos e professores de competências digitais essenciais para o século XXI.
Contacto: padde.digital@esvilela.pt
ANTÓNIO EMÍDIO MENDES BAPTISTA
Subdiretor
GRACINDA MOREIRA DA SILVA
Coordenadora BE/CRE
HUGO MIGUEL COELHO RIBEIRO
Coordenador do Plano Anual de Atividades
SÉRGIO ARMANDO PINTO OLIVEIRA
Representante da Área Disciplinar de Informática