Dia de São Martinho, na EBS de Vilela
O Clube Europeu e o Programa Eco-Escolas assinalaram o Dia de São Martinho, na EBS de Vilela, com um programa especial, repleto de atividades que envolveram todas as turmas e destacaram a importância da tradição, da sustentabilidade, da saúde e da inclusão.
Os alunos do 2.°e 3.° ciclos participaram em jogos tradicionais, promovendo a atividade física e o espírito de equipa, o que relembrou os passatempos populares de antigamente. Os alunos do 2.°Ciclo, juntamente com o C. E., integraram uma Feira de Produtos Biológicos, que ofereceu produtos frescos e cultivados de forma sustentável, sensibilizando os alunos para uma alimentação saudável e amiga do ambiente.
A palestra, dedicada aos alunos do 10.º ano, sobre “Alimentação e Lesões Músculoesqueléticas” e dinamizada por duas Médicas Internas de Fisiatria da ULSTS, destacou a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde física e a prevenção de lesões.
A entrada da escola encheu-se de música com a atuação dos alunos do Clube Crescer com as Artes e 6.ºVB, que animaram a comunidade escolar e trouxeram uma nota de alegria ao evento. A Rádio Escola transmitiu “A desfolhada” de Simone de Oliveira, chamando todos os alunos para o grande momento da manhã – a Desfolhada!
A Desfolhada encerrou a atividade, com a participação de todos os alunos, docentes, assistentes operacionais e alguns convidados, como a Presidente da Associação de Pais e E.E. e a Coordenadora da EB de Vilela. Destacam-se os convidados especiais, utentes do Centro Social e Paroquial de Vilela que nos alegraram com a sua presença na desfolhada e que partilharam com todos os saberes e cantares populares. Foram também distribuídas as típicas castanhas assadas do S.Martinho!
Por último, o grupo Notas à Solta trouxe os sons tradicionais que, de geração em geração, acompanham as desfolhadas. O Jornal do AEV fez a reportagem de todo o evento.
Este evento foi uma oportunidade única para os alunos aprenderem sobre a cultura local, experienciarem práticas ancestrais, sustentáveis e partilharem as tradições num ambiente de união e inclusão, e permitiu manter vivas as tradições e fortalecer o espírito de equipa entre os alunos e comunidade educativa.