ERASMUS – “Increasing Inclusivity in STEM With Digital Storytelling”
Entre os dias 6 e 9 de novembro desenvolveram-se as últimas atividades do projeto “Increasing Iinclusivity in STEM with digital storytelling”, desta vez em Tessalónica, Grécia.
O tema desta última mobilidade foi “presenting physics experiments as a digital story”.
No primeiro dia os estudantes dos quatro países apresentaram os trabalhos realizados sobre conceitos errados, muitas vezes considerados certos na ótica do leigo, na Física. Fizeram diversas experiências no âmbito da Física e prepararam escapes rooms digitais.
No segundo dia visitaram o “Noesis Science Center & Technology Museum” onde realizaram duas atividades, uma sessão no planetário sobre o Universo e as alterações climáticas e uma atividade de grupo onde tiveram de preparar uma futura missão a Marte.
No terceiro dia visitaram a universidade de Tessalónica onde participaram em dois workhops desenvolvidos por investigadores da universidade. Um dos workshops foi sobre as alterações climáticas e o trabalho de investigação em curso na universidade. O outro foi sobre o magnetismo e a produção de ímanes modificados para poderem ser usados em motores elétricos.
No último dia foi realizado um passeio cultural ao “Museum of the Royal Tombs of Aigai”, em Vergina, património da Unesco.
O dia terminou com uma festa de despedida.
Foi uma semana que estes alunos partilharam com as suas famílias de acolhimento, tendo vivenciado a cultura Grega no seio de uma família, criaram laços e empatias, além de todos os conhecimentos culturais e científicos obtidos.