EuropeaN Routes and Inclusive Cultural Heritage to boost key skills and civic engagement. E.N.R.I.C.H. EU
No passado mês de maio, decorreu a 2ª mobilidade do Projeto EuropeaN Routes and Inclusive Cultural Heritage to boost key skills and civic engagement.
O AEV fez-se representar pelas professoras Cristina Pinto e Laurinda Gonzaga, dando continuidade à primeira mobilidade, em 2022, em Portugal.
Este encontro teve como objetivo apresentar as tarefas realizadas por cada um dos parceiros: gregos, italianos e portugueses. A receção foi feita na Escola ‘‘Agora’’ Blera, procedendo-se à preparação da unidade de aprendizagem definida no JSTE1 para ser incluída no Einrich-EU toolkit. Por conseguinte, no dia 25 de maio, tivemos um workshop para avaliar e apresentar futuras ideias empreendedoras. Por fim, no dia 26 de maio, o encontro realizou-se na Escola Cura di Vetralla, tendo como finalidade averiguar outras formas de partilhar todo o material através do eTwinning. Foram apresentados os trabalhos realizados pelos alunos do AEV, turma 5º RC, e do Clube de Teatro, nomeadamente, a peça de teatro sobre ‘‘Os Caminhos de Santiago’’ (em formato vídeo) e uma proposta de criação de negócio, “confeção de doçaria temática” fazendo a ligação entre “Os Caminhos de Santiago” e a turística e patrimonial “Rota do Românico” em que o nosso Agrupamento se insere.
Os objetivos delineados, nomeadamente sensibilizar para a importância do património cultural europeu enquanto veículo para a inclusão social, motor do emprego e do crescimento económico, promover novas formas participativas e abordagens inclusivas para a valorização e respetiva valorização do património ligado aos Itinerários Culturais do Conselho da Europa, através da utilização das TIC e da promoção de competências de empreendedorismo, foram cumpridos na sua íntegra.
A reunião realizou-se num ambiente agradável, numa partilha de saberes onde houve lugar para a divulgação das TIC e métodos de ensino inovadores e este encontro também permitiu a partilha e a transferência de boas práticas no âmbito do ensino e do desenvolvimento escolar.