IES BASOKO + IESO LARRAINTZARKO IKASTETXEA – Pamplona
Nome do Projeto | Acreditação Escolar – IES BASOKO + IESO LARRAINTZARKO IKASTETXEA – Pamplona |
Número do Projeto | 2022- 1-PT01-KA121-SCH-000053453 |
Tipo | Job Shadowing |
Resumo das Atividades |
Um grupo de 5 professores do AEV esteve presente nas escola IES BASOKO e na escola IESO LARRAINTZARKO (Pamplona, Espanha).
Tiveram a oportunidade de assistir a aulas em temáticas da área disciplinar de cada docente, nomeadamente Educação Física, Matemática e Expressões Plásticas. Assistiram também à explanação e implementação de alguns projetos implementados em ambas as escolas. Relativamente à área de Educação Física salientou-se a preocupação de utilizarem modalidades que motivam os alunos para a prática da Educação Física, através da inclusão do sucesso/novidade, exemplo as aulas de malabarismo, assim como a utilização da natureza como local da prática, exemplo disso é o projeto da semana verde, que proporciona aos alunos a prática de atividades radicais. Relativamente à área da Matemática, foram observadas aulas de grupos interativos, , em trabalho colaborativo e interdisciplinar em que eram orientados por um voluntário da comunidade. Foram ainda observadas aulas onde os alunos estavam divididos em grupos a realizar trabalho autónomo, o método de Montessori, que é um método que promove a desenvolvimento da autonomia da criança, baseado em materiais concretos, onde cada criança deve aprende ao seu ritmo, sem imposições ou pressões externas- Relativamente à área da Expressão Plástica foram observadas aulas sobre a temática de Curtas Metragens, com a utilização de diferentes técnicas. Foram também observadas aulas de Tecnologias, sendo a temática a construção de pequenos mecanismos (gruas, poços, elevadores, etc) com recurso a montagens elétricas. Estas aprendizagens serão partilhadas com os docentes do AEV em workshop a realizar no Dia do Agrupamento, 4 de julho. Esta Acreditação Escolar foi bastante enriquecedora para todos os docentes intervenientes dada a multiplicidade de propostas de diferentes âmbitos que puderam assistir “in loco” e partilha de experiências com inúmeros professores de ambas as escolas. Também serviu para nos apropriarmos que o nosso AE Vilela já tem muitas dinâmicas e preocupações com as inúmeras vertentes do processo de ensino/aprendizagem dos seus alunos e formação dos seus docentes dado que algumas dinâmicas observadas são já aqui implementadas, dinâmicas essas que permitiram também a partilha de boas práticas que por cá já se fazem com os docentes das escolas de acolhimento.
|