Visita de Estudo ao Navio Gil Eannes e património de Viana do Castelo
No dia 21 de abril, os alunos das turmas 10 VD (Curso Profissional de Técnico de Multimédia) 11VD (Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Equipamentos Informáticos), e no dia 28 os alunos das turmas 10 VC e 11VE, tiveram a oportunidade de visitar o Navio-Hospital Gil Eannes ancorado em Viana do Castelo.
Este Navio Hospital Gil Eannes, foi construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, iniciou a sua atividade como hospital em 1955, apoiando durante décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. Desativada a frota bacalhoeira, ficou a apodrecer nas docas de Lisboa, durante muitos anos.
Em 1998, a Fundação Gil Eannes, FP, considerando-o património cultural e afetivo da cidade, resgatou-o da sucata por cerca de 250 mil euros, após uma inédita campanha que envolveu todos os estratos sociais vianenses. Em 31 de Janeiro de 1998, foi recebido festivamente na Foz do Lima, onde, depois de limpo e restaurado, foi aberto ao público, assumindo-se como pólo de atratividade para Viana do Castelo.
Os alunos mostraram-se bastante interessados e entusiasmados com a visita a todo o navio. Tiveram a oportunidade de o percorrer por completo, desde os camarotes, cozinha, dispensa, casa das máquinas, enfermarias, salas de tratamento, bloco operatório … e ainda tomaram conhecimento de algumas curiosidades como o facto do famoso escritor Ernest Hemingway ter jantado a bordo.
Como complemento da visita, os alunos tiveram ainda a experiência de navegar ao longo do Rio Lima, conhecer as suas margens e vida ligada ao mar das gentes de Viana do Castelo.
Por fim, conheceram o Património da cidade, nomeadamente, o centro histórico e o seu ex-libris, o Monte de Santa Luzia.
Os alunos adoraram o dia e demonstraram sempre boa disposição e muita recetividade aos novos conhecimentos que iam experienciado!