Erasmus+: Increasing Inclusivity in STEM with Digital Storytelling – Mobilidade à Finlândia
No dia 14 de janeiro, um grupo de cinco alunos, do 12º ano, acompanhados por duas professoras de Física e Química, viajaram até à Finlândia, com o objetivo de participar na 2º mobilidade do projeto “Increasing Inclusivity in STEM with Digital Storytelling”. O projeto organizado pelos parceiros finlandeses realizou-se na cidade de Ylivieska.
Os alunos aprenderam como comunicar num projeto, tendo-se seguido um Workshop sobre Digital Storytelling. Com estas aprendizagens, realizaram um Workshop de Química, no qual tinham como objetivo a construção de um foguetão, utilizando uma garrafa de água de plástico, bicarbonato de sódio e vinagre. Como resultado final, o desenvolvimento do trabalho foi documentado em vídeo. Neste Workshop puderam desenvolver as suas capacidades de investigação, de modo, a conseguirem que o foguetão chegasse o mais alto possível, assim como as suas capacidades digitais com a documentação da atividade em vídeo.
Os alunos tiveram a oportunidade de visitar a universidade, na cidade de OULU, onde conheceram um projeto de investigação sobre o aproveitamento de compostos químicos a partir da biomassa dos resíduos de madeira, como por exemplo extração do carbono para produção de carbono ativo, assim como a espuma de carbono, muito resistente e leve, para ser usada em diferentes tipos de estruturas de construção.
No dia seguinte, os alunos assistiram a um outro Workshop de Química, onde assistiram à produção de um sal a partir da junção dos vapores de um ácido e de uma base. E, ainda, foi dado a conhecer um variado número de experiências que podem realizar com materiais caseiros.
Para terminar as atividades, uma das professoras de Biologia e Geografia da escola fez uma apresentação em que deu a conhecer a geografia, fauna e flora da região.
Para além destas atividades, os alunos e professores acompanhantes puderam enriquecer os seus conhecimentos sobre a cultura e história da Finlândia.
Foi uma experiência muito enriquecedora, pois podemos sempre aprender com os outros, com outras culturas, para melhorar a nossa forma de ser e estar.